Numa altura em que as famílias inteiras se reúnem para celebrar o Natal, mas ao fim de duas horas percebem que já não têm assunto, insistem em conversar sobre temas sensíveis, ou que está a ser difícil controlar os miúdos, talvez o ideal seja aumentar o som da televisão e esperar que a atenção se desvie para o filme que estar a passar no ecrã.
Para isso, preparámos um guia com as melhores obras cinematográficas que vão passar nos canais portugueses durante todo o fim de semana. Não tem de agradecer — nós sabemos quão constrangedor uma reunião familiar pode ser.
Há opções para todas as idades nos canais abertos ou por cabo cabo, em Portugal. “Velocidade Furiosa” e “Spiderman” podem animar qualquer serão, mas há quem prefira o drama de “Mulherzinhas” ou a sugestão romântica de “La La Land”. Para os miúdos, vale a pena investir em “Os Croods” ou “Como Treinares o Teu Dragão”
E, claro, não existe Natal sem o tradicional “Sozinho em Casa”. A magia do filme, protagonizado por Macaulay Culkin, deve-se ao talento e dedicação dos atores. Um deles, o lendário Joe Pesci. Em 1990, ano em que o filme estreou, o ator participou também em “Goodfellas”, cuja performance lhe valeu um Óscar. Apesar de, neste caso, tratar-se de uma comédia de natal e não um drama de gangsters, Pesci trouxe a mesma seriedade para as gravações e adotou um método para que o Macaulay Culkin transmitisse mais realismo para o ecrã.
Joe Pesci evitou, propositadamente, o pequeno ator no set durante as gravações, de forma a que o miúdo tivesse genuinamente medo dele. “Limitei, intencionalmente, as minhas interações com ele para preservar a dinâmica entre as personagens”, explicou Pesci à revista “People”, acrescentando que não queria que parecesse que “eram de alguma forma amigáveis”.
Carregue na galeria para conhecer o guia com os 17 melhores filmes que pode ver na televisão portuguesa nos dias 23, 24 e 25 de dezembro.