Famosos pelos seus oito tentáculos, os polvos são dos animais mais fascinantes do planeta. São extremamente inteligentes, podem resolver problemas complicados e possuem algumas das técnicas de camuflagem e evasão mais criativas do reino animal. Se quiser aprender mais sobre esta espécie, pode visitar a exposição “1 Polvo em 2 Compassos”.
A mostra divide-se em dois locais: o Museu do Mar Rei D. Carlos, no centro de Cascais, e o Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal (CIAPS). Apresenta uma perspetiva biológica sobre os polvos, concentrando-se na sua origem, evolução e comportamento, mas também se foca na sua importância cultural e socioeconómica.
Pode visitar a exposição no Museu do Mar Rei D. Carlos até dia 15 de setembro, entre terça-feira e domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas. No CIAPS, a mostra estará patente até 25 de outubro, todos os dias. De segunda a sexta-feira pode entrar entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 17 horas. Os horários mantêm-se semelhantes durante o fim de semana, com a única diferença de que as visitas duram até às 18 horas. Os painéis são diferentes nos dois lugares e complementam-se entre si.
O valor dos bilhetes também varia. No CIAPS, a entrada é livre, enquanto que para o Museu do Mar custa 5€. Os ingressos podem ser comprados no local, mas também estão disponíveis online. No entanto, munícipes, estudantes e séniores apenas pagam 2,50€. Para jovens até aos 18 anos, a entrada é gratuita. Para mais informações, pode ligar para os números 214 815 906/924 ou enviar email para museumar@nullcm-cascais.pt.
Esta exposição tem como objetivo sensibilizar a população para a vulnerabilidade dos ecossistemas que sustentam os polvos e outras espécies aquáticas e terrestres.