cultura

Pode visitar a mostra “Avesso dos Afetos” até fevereiro no Centro Cultural de Cascais

A exposição que reúne trabalhos da artista plástica Sofia Salazar Leite está aberta ao público de terça a domingo.
Imagem de Sofia Salazar Leite.

Além das praias, das paisagens, de bons restaurantes e muito comércio de rua, o concelho de Cascais é um paraíso para os amantes de arte. São várias as exposições patentes nos espaços culturais do município, que o público pode visitar, algumas gratuitamente, outras com bilhetes a valores acessíveis. 

Uma delas chama-se “Avesso dos Afetos”, patente no Centro Cultural de Cascais. Trata-se de uma exposição que reúne pinturas de grande formato de Sofia Salazar Leite. Nas obras, “a artista utiliza a técnica mista aplicada sobre tela, em que predomina uma paleta de cores contida, quase monocromática, explorando a fronteira entre a figuração e abstração que caracteriza a sua obra”, refere o espaço. 

“Avesso dos Afetos” resulta de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos três anos, onde a pintora explora “as tangentes entre a abstração e a figuração através de relações materiais, cromáticas, formais e semânticas. Num processo dialético, em constante mutação, ensaia a temática da Humanidade e sugere espaços povoados por pessoas, sentimentos e emoções”, podemos ler na apresentação da mostra. 

Sofia Salazar Leite nasceu em Lisboa, em 1977, e licenciou-se em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. A pintura e o desenho surgiram muito cedo na sua vida, por influência do avô materno. Tirou também os cursos de Desenho e de Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes e, mais tarde, o curso de Fotografia Digital no Instituto Português de Fotografia.

Em 2022, completou 30 anos como artista plástica, ano em que esteve representada na Feira Internacional de Arte Moderna e Contemporânea “Arte in Nuvola”, em Roma. Para conhecer melhor o trabalho de Sofia Salazar Leite, visite o site da artista ou acompanhe-a pela página de Instagram

Pode visitar a mostra até dia 25 de fevereiro, de terça-feira a domingo das 10 às 18 horas, no Centro Cultural de Cascais, situado na Av. Rei Humberto II de Itália. O valor dos bilhetes é de 5€, mas se for no primeiro domingo de fevereiro, a entrada é gratuita. Para a população senior e estudantes e residentes no concelho de Cascais, o bilhete tem um desconto de 50 por cento. 

Pinturas de grande formato.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA