“Storytellers” é o nome da mais recente mostra de pintura de Eduarda Andrino. A inauguração aconteceu a 15 de dezembro, na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana. As peças vão ficar patentes até dia 13 de janeiro de 2024.
Nesta exposição, composta por dezenas de quadros, a artista partilha “a perspetiva, a visão e a interpretação do seu olhar através da cor e das formas criadas sem rigor, mas com uma harmonia particular”, revela a Câmara Municipal de Cascais, responsável pela organização da mostra.
Os contrastes ousados, o cruzamento de cores, permite que cada obra reflita “fragmentos de um mundo colorido, natural ou onírico. Em qualquer dos casos, causa impacto e emoção no observador, que o leva a interpretar cada obra como uma história, numa dança partilhada com todos nós…os contadores de histórias”, podemos ler na folha de sala.
Nascida em Moçambique, Eduarda Andrino veio para Portugal com apenas três anos. Trouxe no subconsciente o fascínio pela liberdade, pela imensidão da savana, pelo calor humano, pelas cores quentes de África e a busca incessante de um “eu”, que cedo foi obrigado a passar fronteiras e a começar de novo numa terra estranha.
Filha de pai músico, avó cantora lírica, uma irmã atriz e outra pianista, não seria de estranhar que, para além do sangue de artista que lhe corre nas veias, o meio em que foi criada tenha sido propício ao desenvolvimento das suas capacidades artísticas. Realizou a sua primeira exposição, em 2005, sendo reconhecida numa série de atividades artísticas, que se estendem desde a moda, à fotografia e à pintura sobre tela.
Pode seguir a artista através das redes sociais, como Instagram e Facebook. A exposição está aberta a visitas de terça-feira a sábado (exceto no dia 30 de dezembro) das 10 às 18 horas. A entrada é livre. Encontra-a biblioteca na Rua das Travessas, nº 128, Bairro do Moinho – Massapés, em S. Domingos de Rana.