cultura

Prime Video vai começar a transmitir jogos da NBA (e não só) em direto

A Amazon investiu no grupo de media norte-americano Diamond Sports e passa a assumir alguns dos seus serviços.
Boa notícia para os fãs de basquetebol.

Em breve, poderá fazer muito mais do que ver séries e filmes na Prime Video. A Amazon investiu no grupo de media norte-americano Diamond Sports (DGS), o que irá permitir o acesso dos subscritores da plataforma a transmissões em direto dos jogos das ligas norte-americanas de basquetebol (NBA), beisebol (MLB) e hóquei no gelo (NHL), bem como a programas de análise desportiva.

A gigante de vendas online, fundada por Jeff Bezos, assumiu parte do negócio de streaming da DGS numa altura em que a rede de televisão desportiva está a passar por dificuldades financeiras. O acordo de reestruturação será essencial para a sua recuperação e continuação das operações, anunciou esta quinta-feira, 18 de janeiro. 

Como parte do entendimento, a Amazon comprometeu-se a fazer um “investimento minoritário” para assumir alguns dos serviços do grupo e incorporá-los na oferta desportiva da Prime Video. O investimento será de 115 milhões de dólares (cerca de 105,7 milhões de euros), o que significa que passará a deter 15 por cento do capital da DGS.

Os jogos serão transmitidos em direito na plataforma de streaming, mas a data de início do serviço ainda não foi divulgada. Os conteúdos só estarão disponíveis para streaming pelos subscritores localizados na região de atuação dos canais da DGS (que detêm apenas os direitos regionais de transmissão, não nacionais ou internacionais, controlados por outras emissoras). O acesso às transmissões implicará o pagamento de um extra na subscrição mensal, porém, a Prime Video ainda não adiantou qualquer valor. 

Já não é a primeira vez que uma plataforma de streaming transmite desafios desportivos em direto. A Netflix, por exemplo, vai mostrar a partida de ténis entre Rafael Nadal e Carlos Alcaraz, marcada para o dia 3 de março. A partida será transmitida em duas línguas (inglês e espanhol) e está marcada para as 20 horas locais. Por isso, em Portugal, já vai decorrer por volta das 4 horas da manhã do dia seguinte.

Ao todo, a Netflix já soma cinco transmissões em direto, que se tem revelado uma fonte de receitas para a gigante do streaming. Tudo começou em março de 2022 (o serviço já existe há 12 anos), com a exibição em direto do espetáculo de stand-up comedy “Chris Rock: Selective Outrage”. No dia 24 de fevereiro, a gala de entrega dos prémios Screen Actors Guild, que antecedem a cerimónia dos Óscares, também vão ter direito a uma transmissão em direto. 

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA