Uma das mais famosas personagens de ficção infantil assinalou o seu 140.º aniversário este ano. Pinóquio nasceu pelas mãos de Carlo Collodi, autor de “As aventuras de Pinóquio”, uma história originalmente narrada num tom sombrio, refletindo alguns problemas que Itália ultrapassava, na época. Alguns anos mais tarde, já em 1940, o clássico conto italiano ganhou uma adaptação cinematográfica que acabaria por torná-lo mundialmente conhecido.
A Disney agarrou na história do pequeno boneco de madeira, que sonha tornar-se um menino de verdade, criado pelo velho carpinteiro Geppetto, amante de marionetas, que sempre quis ser pai. Pinóquio, no entanto, escolhe sempre a diversão em vez da escola, desobedecendo ao seu pai, e rapidamente percebe que nem sempre será esse o melhor caminho.
A falta de honestidade pode mesmo tornar-se um problema já que, sempre que diz uma mentira, o nariz cresce-lhe. A aventura, que conta também com a presença do grilo falante, símbolo da sua consciência, encantou gerações e inspirou inúmeras adaptações no cinema e no teatro ao longo dos anos.
É precisamente uma versão atualizada da clássica história de Pinóquio que está, neste momento, em cena no Auditório do Casino Estoril. E para se tornar ainda mais especial, o espetáculo conta muita música à mistura. “Pinóquio: Uma Aventura Musical” é uma experiência para ser vivida em família e, acredite, os miúdos vão adorar.
“Um espetáculo que dá ênfase à importância da educação e da ética na formação das crianças desde a mais tenra idade, tendo sempre o amor como peça fundamental no caminho do autoconhecimento, sendo esta a principal chave para o desbloqueio de todos os problemas que vão surgindo. Não podes perder este maravilhoso musical em que, para além do nariz de Pinóquio, vão crescer gargalhadas, suspiros e muitos sorrisos”, refere a sinopse.
Com encenação de Válter Mira, que também assina o texto e as letras das músicas, a direção artística está a cargo de Henrique Feist, com música de FF e Miguel Amorim, também responsável pelas orquestrações e direção vocal de Daniel Galvão. Do elenco fazem parte Filipa Saavedra, JP Costa, Sara Brás e Pedro Simões.
O espetáculo, classificado para maiores de seis anos, tem a duração de 70 minutos. Está em cena até dia 7 de janeiro de 2024, aos sábados, domingos e feriados, com sessões às 15h30 (à exceção dos dias 24, 25 e 31 de dezembro, assim como 1 de janeiro de 2024). O preço do bilhete é de 12,50€ e pode adquiri-los online.
Carregue na galeria para ver algumas imagens do espetáculo.