Para muitos entusiastas, a fotografia é mais do que captar uma imagem. É ter a possibilidade de parar o tempo, de ficar com uma recordação para o resto da vida, de conseguir voltar atrás e reviver as memórias. Na era digital, é fácil fotografar tudo o que o rodeia. Muitas dessas lembranças ficam preservadas a cores, no entanto, ainda há quem goste de tirar fotografias a preto e branco.
Esta vertente ultrapassa qualquer edição, já que há jogos de luz e sombra que o podem ajudar a conseguir boas imagens na hora do clique. Se gostava de aprender alguns truques e técnicas, temos boas notícias. No dia 21 de setembro, sábado, pode participar num workshop de fotografia digital a preto e branco.
A atividade, promovida pelo Arquivo Histórico Municipal de Cascais, está inserida na programação paralela da exposição “Blackout: uma noite na cidade”, patente até dia 29 de setembro, na Casa Sommer, como lhe contámos neste artigo.
O wokshop será orientado por Miguel Oliveira. O fotógrafo trabalhou durante mais de três décadas na filmagem e realização de programas televisivos, tendo também tido alguns dos seus trabalhos expostos em revistas e exposições fotográficas, ganhando alguns prémios nas mesmas.
O objetivo deste workshop é dar a conhecer os conceitos básicos de fotografia monocromática, convidando os participantes a pôr em prática as suas aprendizagens com recurso a câmara ou smartphone. A regra a seguir é apenas uma: para fazer boas fotografias a preto e branco, tem de se pensar a preto e branco.
A participação é gratuita e está destinada a maiores de 16 anos. A formação decorre entre as 15 e as 18 horas, na Casa Sommer, em Cascais. Pode inscrever-se através do formulário disponível online. Para mais informações, pode contactar o número 214 815 591, disponível nos dias úteis entre as 9 e as 13 horas e as 14 e as 17 horas.