cultura

“Step Forward”: espetáculo da Companhia Paulo Ribeiro regressa ao Estoril

As exibições terão lugar na Academia das Artes do Estoril entre os dias 4 e 6 de julho. Os bilhetes estão disponíveis online.
Os bailarinos do espetáculo. Créditos: Joaquim Leal.

Depois do sucesso da estreia do espetáculo em fevereiro deste ano, a Companhia Paulo Ribeiro volta a subir ao palco da Academia das Artes do Estoril para apresentar “Step Forward”, a mais recente produção do coreógrafo. 

O espetáculo está dividido em três partes: as obras “Encantados de Servi-lo”, “Comédia Off” e a nova “Summer’s Almost Gone”. As duas primeiras peças integram-se no início das criações de Paulo Ribeiro, tendo sido compostas em 1991 e 1996, respetivamente.

“Encantados de Servi-lo” é descrita como “uma escultura lírica e densa de corpos”. Já “Comédia Off” tenciona ir ao encontro das tendências e vaidades características das comédias musicais.

Tanto a primeira como a segunda peça do espetáculo estão entre as obras mais importantes de Paulo Ribeiro, tendo sido interpretadas pelo Ballet Gulbenkian na época da sua criação. Mais recentemente, a obra “Encantados de Servi-lo” foi exibida em demonstrações informais na Escola Básica da Alapraia e na Escola Secundária de São João do Estoril, ambas no concelho de Cascais.

A terceira, “Summer’s Almost Gone” é o resultado da inspiração e observação de Cascais, lugar que tem sido a casa da Companhia desde a sua saída de Viseu, em 2022. A coreografia desta obra apresenta uma interpretação do quotidiano e das dinâmicas que tomam lugar no paredão, que vai desde S. João do Estoril até à vila. Este é descrito por Paulo Ribeiro como “um lugar de gestos cosmopolitas onde raramente o inverno se separa do verão”.

O espetáculo tem três sessões agendadas, nos dias 4, 5 e 6 de julho, com as atuações dos dois primeiros dias a começar às 21 horas e a de sábado às 19 horas. A entrada custa 10€ e já comprar o bilhete online. Para mais informações, pode enviar email para geral@nullpauloribeiro.com ou ligar para o número 935 725 056.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA