Ser ator é um sonho para muitos jovens. Os motivos podem ser vários, desde a fama, ao glamour que associam à profissão ou até a ambição de pisar uma passadeira vermelha e serem reconhecido pelo público. No entanto, esta vontade prende-se, muitas vezes, apenas com a paixão pela arte e pela liberdade de interpretarem diferentes personagens no teatro. Em setembro e princípio de outubro, poderá ver alguns jovens talentos ao vivo num dos palcos mais emblemáticos de Cascais.
Entre esta terça-feira, 10 de setembro, e dia 5 de outubro, poderá assistir a oito peças de diferentes companhias no Teatro Municipal Mirita Casimiro, situado na Av. Fausto Figueiredo, no Estoril — também conhecido como Teatro Experimental de Cascais (TEC). Grande parte destes grupos são formados por jovens cascalenses, mas também estarão presentes alguns de outros cantos do País.
“Mostra_T” é o nome da iniciativa que reúne espetáculos de teatro jovem. A primeira edição aconteceu em 2016, numa altura em que, surgiam vários pedidos de acolhimento de grupos de teatro ao TEC. Assim, o espaço decidiu criar um programa onde estes pudessem ter a oportunidade de mostrar os trabalhos desenvolvidos ao público.
A maior parte dos pedidos vinham de antigos formandos da Escola Profissional de Teatro de Cascais, pelo que a intenção inicial era juntar e apresentar os espetáculos de estudantes e ex-alunos da EPTC. Mais tarde, e graças ao sucesso do festival, este começou a ser alargado a grupos vindos de outras escolas de teatro portuguesas. Regra geral, a maioria das produções apresentadas são estreias absolutas.
Os bilhetes podem ser comprados online. Para efetuar reservas contacte os emails e números telefónicos das respetivas companhias. O valor normal de entrada é de 15€, mas fica a 10€ para espectadores acima dos 65 anos e para profissionais das áreas do espetáculo. Pode pedir mais informações através do email acontecenotec@nulltecascais.com.
Conheça abaixo o programa completo.
10 e 11 de setembro (terça e quarta-feira)
21 horas — A Puta da Liberdade, criação coletiva da companhia Legato ACJP (para maiores de 16 anos). Reservas: legato.acjp@nullgmail.com.
13 e 14 de setembro (sexta-feira e sábado)
21 horas — Feridah – O Tabu da Violência, por Pedro Bleck da Silva (para maiores de 14 anos). Reservas: 929 445 344.
17 e 18 de setembro (terça e quarta-feira)
21 horas — Retrato, por Miguel Graça, da companhia Urso Pardo (para maiores de 14 anos). Reservas: ursopardo.geral@nullgmail.com.
20 e 21 de setembro (sexta-feira e sábado)
21 horas — Magdalena, por Rafael Diaz Costa e Fernanda Neves, da companhia Teatro Bravo (para maiores de 14 anos). Reservas: teatrobravoproducao@nullgmail.com | 918 159 000.
24 e 25 de setembro (terça e quarta-feira)
21 horas — Tartuffe (a partir de Moliére), por Alexandru Istrate (para maiores de 12). Reservas: 934 852 734 (SMS).
27 e 28 de setembro (sexta-feira e sábado)
21 horas — De Resto Nada Mudou, por Iris Cañamero e Rogério Maurício (para maiores de 16). Reservas: deresto.nadamudou@nullgmail.com.
1 e 2 de outubro (terça e quarta-feira)
21 horas — O Jantar, por Hugo Barreiros, da companhia Gato Escaldado (para maiores de 14). Reservas: gatoescaldadoteatro@nullgmail.com.
4 e 5 de outubro (sexta-feira e sábado)
21 horas — O Poder e o Desejo, por Álvaro Cordeiro, produzido pela Flor na Boca (para maiores de 16). Reservas: simaovaz.official@nullgmail.com.