Após protagonizar “White Lines“, da Netflix, há mais uma plataforma de streaming rendida a Nuno Lopes: O ator é uma das estrelas de “The New Look”, série que estreia a 14 de fevereiro na Apple TV+. O português vai dar vida a Cristóbal Balenciaga, o fundador da casa de luxo com o mesmo nome.
O grande foco de “The New Look” será a história de Christian Dior, papel desempenhado por Ben Mendelsohn. Coco Chanel, outra das designers retratadas na trama, é interpretada por Juliette Binoche. A narrativa decorre em Paris, durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Ambos os criadores tiveram um passado ligado aos nazis. A estilista não tinha medo em afirmar ser antissemita, como muitos dos seus amigos e conhecidos. Já Dior criava vestidos para as mulheres de líderes do partido liderado por Adolf Hitler.
A produção da Apple TV+ “vai muito além da indústria da moda”, garante o produtor Lorenzo di Bonaventura ao site “Collider”. “A história decorre durante a ocupação nazi em Paris, por isso não vai ser só um desfile”, reforça.
Todos os grandes nomes da indústria vão estar representados. “Respeitámos imenso os grandes criativos daquele universo, mas aqui as pessoas vão conhecer melhor a Coco Chanel e, obviamente, o Dior. Mas uma coisa interessante daquela época é o impacto que teve nos restantes elementos da cidade, como Cristóbal Balenciaga [interpretado por Nuno Lopes, que aparece em três episódios], Saint Laurent, Givenchy. A lista continua. As marcas que conhecemos atualmente estavam todas presentes na mesma altura”, completa.
“The New Look” vai falar ainda das pessoas que se opuseram à ideologia que invadiu França naquele período — e vai respeitar todos os factos conhecidos. Catherine Dior, a irmã de Christian, fazia parte da resistência contra os nazis. Em julho de 1944 chegou mesmo a ser detida pela Gestapo e, depois, foi deportada para Ravensbrück, um campo de concentração feminino a 90 quilómetros de Berlim. O papel vai ser interpretado por Maisie Williams, conhecida pela sua participação em “Game of Thrones”.
A essência da série, porém, reside nas dificuldades com que os criativos tiveram de lidar no passado e nos conflitos morais que tinham. “Explorámos como era ser um designer durante a Segunda Guerra Mundial, e o impacto que a criatividade teve no mundo. O que conseguíamos sacrificar para criarmos e para sobrevivermos?”
Pode contar, claro, com vestidos deslumbrantes em todos os dez capítulos. Os figurinistas trabalharam de perto com a equipa da Dior para terem propostas que refletissem o estilo clássico e a elegância do trabalho de Christian, que morreu aos 77 anos, em 1957.
“As roupas originais são tão valiosas que seria assustador usá-las. Mas a marca foi muito simpática durante este processo e trabalhámos com costureiras da própria etiqueta e usámos os tecidos e padrões idênticos”, explica o produtor.
Alguns dos exemplares que poderá ver em “The New Look” são mais simples, visto que, muitas vezes, o estilista demorava mais de mil horas só para fazer um vestido. “Nós não nos podíamos dar a esse luxo”, brinca.
Ainda faltam cerca de duas semanas até a série ser disponibilizada no streaming. No entanto, Bonaventura mostra-se confiante relativamente à forma como a produção vai ser recebida pelos espectadores — quer acompanhem de perto o mundo da moda ou não.
“É uma história muito interessante. O que é fantástico é que nós já a mostrámos a algum público para vermos as reações, e estão a responder muito bem. Tanto homens como mulheres. E não elogiam só as roupas. Tudo gira, essencialmente, à volta de duas personagens. E depois temos muitos outros intervenientes incríveis à sua volta”, conclui.
“The New Look” foi criada e escrita por Todd A. Kessler, que também é realizador — função que partilha com Helen Shaver, Julia Ducournau e Jeremy Podeswa.