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A alface não serve só para saladas: a prova está nesta sopa super saudável

É uma excelente forma de utilizar este vegetal nutritivo e continuar a comer sopa, mesmo nos meses mais quentes.
Cremosa, fresca e nutritiva.

A sopa pode ser a melhor amiga de quem aposta em dietas, embora devesse integrar a rotina alimentar de qualquer pessoa. Não é apenas uma excelente forma de saciar, como pode servir de aconchego nas noites mais frias, quando não sabe bem o que cozinhar ou não tem grande apetite.

No entanto, quando a temperatura aumenta, perde-se a vontade de comer sopa. É por isso que, desta vez, trazemos uma receita inusitada, mas que tem na sua base um ingrediente bem fresco — além de ser uma excelente forma de evitar o desperdício. 

Trata-se de uma sopa de alface, vegetal protagonista de muitas dietas, já que 95 por cento da sua composição é água. A nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de Uma Dietista“, explica que apesar de não ter grande teor de vitaminas e minerais, contém uma quantidade considerável de niacina (uma vitamina do complexo B), vitaminas A, C e K, bem como cálcio, zinco, cobre, enxofre, silício, ferro e fósforo. Além disso, é rica em ácido fólico e clorofila.

A especialista explica ainda que o alimento possui lactupirina e lactucina — moléculas consideradas calmantes naturais ideais, por exemplo, para quem sofre de insónias. Tem também uma ação laxativa e diurética e é um vegetal excelente para quem quer emagrecer, devido ao seu baixo teor energético e teor de fibras considerável.

Por fim, pode ser conjugado com muitos outros, e é isso mesmo que o blogue “Nem Acredito que é Saudável” apresenta: uma receita de sopa de alface, que mesmo dispensando a batata, é cremosa, nutritiva e saborosa.

Do que precisa

— 1 alface média
— 1 curgete média
— 1 cebola
— 2 dentes de alho
— 1 alho francês (só a parte branca)
— 1 cenoura
— 1 nabo médio
— 1 chávena de chá de ervilhas
— 80 gramas de folhas de espinafres
— Meio molho de coentros picados
— 3 colheres de sopa de azeite
— sal
— pimenta

Como se faz

Corte todos os legumes em cubos. Salteie-os no azeite, exceto a alface, os espinafres e os coentros. Junte água até cobrir os legumes e cozinhe em lume brando até estarem cozidos. Quando os legumes estiverem macios, junte a alface, os espinafres e deixe cozer mais 10 minutos. Acrescente os coentros picados e apague o lume.

Passe tudo com a varinha mágica. Se necessário acrescente um pouco de água. Tempere com sal, pimenta e um fio de azeite. Leve ao lume de novo só até levantar fervura. Retire e sirva com coentros picados.

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