fit

A caminhada que o leva à descoberta de um forte abandonado em Cascais

O percurso, que vai da serra ao mar, promete conjugar história e lazer. Está marcado para dia 19 de maio, domingo.
Aventure-se.

O Forte do Abano, também conhecido por Forte do Guincho, foi construído em 1642, durante o reinado de D. João IV, tornando-se parte do sistema de defesa da Barra do Tejo, impedindo desembarques na Praia do Guincho e permitindo o controlo da atividade envolvente. Após a desativação, a história deste forte tem sido marcada por períodos de abandono e de cedência a particulares para fins de lazer.

No entanto, a fortaleza continua desocupada, atualmente, mas isso não impede que faça parte de um percurso pela zona que a rodeia, até porque está estrategicamente virado para o mar, mas quase escondido. A oportunidade perfeita para partir à descoberta do local, é fazendo uma caminhada, organizada pelo grupo Caminhando, na qual o forte é ponto de visita obrigatória. 

A iniciativa, marcada para 19 de maio, domingo, num percurso com duração de cerca de quatro horas. Poderá até aproveitar para dar um mergulho, caso o tempo o permita. O trajeto vai desde o mar à serra, partindo das ruas da Malveira da Serra, em direção à zona costeira, passando por paisagens de cortar a respiração.  passando também por zonas do Parque Natural de Sintra-Cascais e pela Calçada do Chafariz.  

O ponto de encontro é às 9h20, no parque de estacionamento junto à Escola Primária da Malveira da Serra. O itinerário de 11 quilómetros é circular e a empresa organizadora aconselha o uso de calçado e vestuário adequado a caminhadas. Os participantes devem também levar protetor solar, chapéu, fato de banho e, no mínimo, 1,5 litros de água. 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na plataforma online do grupo. Têm um custo de 8€ por pessoa e neste valor está incluído o seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil, caso a inscrição seja feita até às 16h30 de 18 de maio. 

O forte.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA