fit

A caminhada solidária “Walk for Rare” está de volta a Cascais. Todos podem participar

O evento vai acontecer este sábado, 2 de março, com ponto de partida marcado para as 10 horas na Baía de Cascais.
A edição de 2023 foi um sucesso.

“Mais de 300 milhões de pessoas vivem com uma ou mais das seis mil doenças raras identificadas em todo o mundo”. Quem o diz é a Addapters.org, uma ONG para pessoas com deficiência, que vai assinalar o Dia Mundial das Doenças Raras (29 de fevereiro) com um evento especial marcado para sábado, 2 de março. 

A caminhada solidária Walk For Rare vai, mais uma vez, percorrer as ruas de Cascais com o objetivo de sensibilizar a população para a existência deste tipo de doenças, aumentar o conhecimento sobre as mesmas e partilhar o impacto na vida dos pacientes e os desafios que famílias afetadas enfrentam diariamente. Além de despertar consciências no público em geral, a iniciativa pretende incentivar investigadores e governantes a entender as necessidades daqueles que vivem com estas condições, e ajudar esses mesmos a combater o isolamento muitas vezes associado às doenças. “Ser raro não é ser invisível”, sublinha a organização.

À semelhança dos anos anteriores, a quinta edição do evento tem como ponto de encontro a Praça 5 de Outubro, na Baía de Cascais. O início está marcado para as 10 horas, com um percurso que se fará junto ao mar, passando pela Cidadela de Cascais, até ao Guincho, e retorno. Terminará pelas 13 horas. 

Este que é um evento oficial do Rare Disease Day em Portugal conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, que garante associar-se à ONG para “celebrar a diferença, a diversidade e a inclusão, por um futuro mais sorridente”.

Se quiser participar, ainda vai a tempo. As inscrições são feitas online. O valor é de 8€ por pessoa, com participação gratuita para miúdos até aos 12 anos. Não há limite de inscrições, porém as primeiras 500 vão receber um artigo personalizado para a caminhada, garante a organização. “Cada sorriso e cada passo conta”, convida. 

Devido à realização da caminhada, a Câmara Municipal de Cascais alerta os munícipes de que haverá cortes de trânsito desde a Avenida Rei Humberto Delgado até ao Terminal de Cascais (Avenida Marginal), entre as 10 e as 13 horas de sábado, 2 de março. 

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA