Quem pensa que comer uma pizza põe em causa a dieta está enganado. Atualmente, já existem inúmeras adaptações que tornam esta especialidade italiana mais saudável e menos calórica. Uma possibilidade é substituir as carnes processadas (como chouriço, bacon e pepperoni) por vegetais. Pimentos, espinafres, cebola, cogumelos frescos ou azeitonas são sempre opções que agradam a quase todos e acrescentam sabor.
A versão criada por Rita Campos, nutricionista que partilha receitas saudáveis no Instagram, inclui legumes na própria base. Um dos principais ingredientes é o repolho. Este tipo de couve é rico em potássio, que contribui para manter a saúde dos músculos.
Tem também antioxidantes como a vitamina C, que protegem as células, melhoraram o aspeto da pele e ajudam a fortalecer o sistema imunitário. Além disso, tem apenas cerca de 25 calorias por cada 100 gramas, sendo uma ótima opção para quem está em processo de perda de peso.
Do que precisa
— 1 repolho médio
— 1 cenoura
— 1 cebola
— 1 iogurte natural
— 2 ovos
— 70 gramas de farinha de arroz (de aveia ou trigo integral)
— 1 colher de café de fermento em pó
— 100 gramas de queijo mozzarella light ralado
— 2 tomates
— ervas italianas
— salsa
— cebolinha
Como se faz
Comece por cortar o repolho e ferva em água e sal por dois minutos. Retire e deixe arrefecer. Pique a cebola, rale as cenouras e refogue com um fio de azeite e reserve. A seguir, retire o excesso de humidade do repolho.
Num recipiente, acrescente ervas picadas, ovos, iogurte, sal, ervas italianas e farinha de arroz com fermento aos preparados anteriores. Misture bem e coloque numa frigideira. Cubra e deixe cozinhar por 15 minutos em fogo baixo. Use a tampa ou prato para virar a “pizza”. Corte os tomates em fatias finas e coloque por cima, bem como o queijo mozzarella. Cozinhe por mais 10 minutos em fogo baixo. Polvilhe com salsa para finalizar.
Carregue na galeria para descobrir outras receitas de pizzas caseiras e saudáveis.