No meio da correria do dia a dia, arranjar tempo para preparar refeições saudáveis parece uma tarefa impossível. Qualquer coisa que demore mais de 20 minutos estraga toda a dinâmica familiar de final de dia. Isto significa que as receitas com poucos ingredientes e fáceis de preparar são as mais procuradas.
Bastante versáteis, as quiches são sempre uma boa aposta. Podem ser feitas com o que tiver no frigorífico, sendo uma boa oportunidade para aproveitar o que foi sobrando ao longo da semana. Só precisa decidir se a prefere comer como entrada ou prato principal.
Rui Marques, do blogue “A pitada do Pai” sugere uma alternativa ainda mais prática e rápida de preparar que a quiche tradicional, além da vantagem de não leva massa folhada, sendo mais amiga da alimentação saudável. Nesta opção low carb, o recheio é feito à base de legumes.
Do que precisa:
— 200 gramas de sobras de carne (frango, por exemplo)
— sobras de legumes (1 curgete, 1 alho-francês)
— 4 ovos
— 2 iogurtes gregos ou naturais
— 1 cebola
— 2 colheres de sopa de farinha trigo ou farinha de arroz
— 2 colheres de sopa polpa de tomate
— azeite
— orégãos
— sal
— tomate cherry (opcional)
Como se faz:
Comece por preparar os legumes, ralando a curgete e picando o alho-francês e a cebola. Junte-os a todos numa taça e depois adicione os ovos, o iogurte, a polpa de tomate e o azeite. Depois acrescente o frango desfiado e tempere com orégãos e sal.
A seguir, adicione a farinha e envolva tudo muito bem. Transfira o preparado para uma tarteira que possa ir ao forno, acrescente o tomate cherry, o queijo ralado e um fio de azeite (para gratinar bem). Por fim, leve ao forno cerca de vinte minutos a 180 graus.
Carregue na galeria e conheça mais quatro versões saudáveis de pratos tipicamente portugueses.