Todos temos um problema de memória quando chegamos ao mês de dezembro. Esquecemo-nos das calorias dos pratos e sobremesas típicas da época e, só em janeiro, é que corremos atrás do prejuízo. Os inúmeros jantares e convívios de Natal à volta da mesa, não ajudam, por isso o segredo é fazer escolhas mais saudáveis, sem deixar de provar os sabores da época. O ideal é unir o tradicional ao saudável e, para isso, contamos com a ajuda da nutricionista cascalense Diana Dinis.
Há um ingrediente que não pode faltar na mesa da Consoada — o bacalhau. Portugal é, aliás, um dos seus maiores consumidores mundiais e a verdade é que a criatividade gastronómica dos portugueses levou a que existissem inúmeras formas diferentes de o consumir. Neste artigo, vai aprender mais uma.
É um prato de forno mas, desta vez, vamos retirar as batatas a murro (que normalmente acompanham o bacalhau) e tornar esta receita numa versão mais fit, mas nutritiva e saborosa. Para isso, vamos adicionar castanhas e curgete, o que, além do lado saudável, vai permitir que apresente o prato de uma forma artística, já que estará recheado de cores e diferentes texturas.
Pode custar-lhe a abandonar a receita tradicional, mas veja o lado positivo: vai poder comer à vontade, sem sentir qualquer culpa nos dias seguintes. Desde que tenha os ingredientes certos à mão, esta receita é rápida de confecionar e o forno vai fazer a maioria do trabalho. O melhor é reservar cerca de 45 minutos na cozinha.
Conheça o trabalho da nutricionista através da página de Instagram e, se quiser, agende uma consulta online.
Do que precisa
— 400 gramas de castanhas previamente cozidas
— 4 postas de bacalhau demolhado
— 2 cebolas
— 12 chalotas
— 2 dentes de alho
— 1,5dl de azeite
— 1 folha de louro
— 1 curgete
— Sal e pimenta
Como se faz
Comece por pré-aquecer o forno a 190 graus, para estar bem quente na hora de cozinhar. Num tabuleiro, coloque as postas de bacalhau e junte as castanhas cozidas. De seguida, descasque e corte as cebolas, as chalotas e os dentes de alho.
Adicione tudo ao tabuleiro, tempere com sal e pimenta a gosto, regue com azeite e junte a folha de louro, para dar um gosto especial. Leve tudo ao forno durante cerca de 25 minutos. Vá regando com azeite, de vez em quando, para não se tornar seco.
Enquanto o bacalhau cozinha, corte a curgete em quartos e coza em água. Escorra a curgete e tempere com sal e pimenta. Por fim, junte-a ao bacalhau e deixe cozinhar no forno durante cinco minutos. Retire o tabuleiro do forno e, antes de servir, regue o bacalhau com um pouco de vinagre balsâmico.
Carregue na galeria para conhecer receitas de sopas quentes, ideais para aconchegar os dias mais frios, mantendo uma alimentação saudável.