Okinawa, no Japão; Sardenha, em Itália; Nicoya, na Costa Rica; Ikaria, na Grécia; e Loma, no estado norte-americano da Califórnia são os nomes das localidades onde as pessoas parecem ter uma saúde de ferro. O segredo está em hábitos saudáveis que promovem a longevidade, como o exercício e a alimentação saudável.
Todos já ouvimos a frase “somos o que comemos”. Em comum, estas zonas têm uma dieta rica em plantas, o cuidado em não comer em demasia — e até o bom hábito de beber um copo de vinho por dia.
Uma das receitas comuns a todas as zonas referenciadas no livro de Dan Buettner, o criador do documentário “Viver Até Aos 100: Os Segredos das Zonas Azuis”, disponível na Netflix (como já lhe neste artigo) é a sopa de lentilhas.
Esta leguminosa é, aparentemente, um alimento comum nas Zonas Azuis e por boas razões: são baratas, facilmente disponíveis e saudáveis. Uma chávena de lentilhas cozinhadas tem cerca de 18 gramas de proteínas, além de estarem repletas de fibras, antioxidantes e ferro.
No livro de receitas Buettner “The Blue Zones Solution: Eating and Living Like the World’s Healthiest People” existe uma versão que pode facilmente replicar. É fácil de fazer e ótima para comer nos dias mais frios.
Do que precisa
— 500 gramas de lentilhas
— 1 litro de caldo de legumes
— 2 tomates
— 1 cebola média picada
— 2 cenouras médias, descascadas e picadas
— 2 batatas vermelhas médias, descascadas e cortadas aos cubos
— 2 folhas de louro
— ½ colher de chá de sal
— cebolinho picado para decorar
— 1 fio de azeite
Como se faz
Numa panela grande, misture as lentilhas com o caldo, os tomates, a cebola, as cenouras, as batatas, as folhas de louro e o sal. Leve a cozinhar em lume médio-alto até ferver. Depois, reduze para lume médio, coloque uma tampa e deixe cozinhar até as lentilhas estarem macias, durante 45 minutos. Se quiser um sabor extra, cozinhe a cebola e a cenoura picada na panela, com um fio de azeite, durante cerca de cinco minutos, antes de adicionar os restantes ingredientes. No final, retire as folhas de louro. Deite a sopa em tigelas e, para uma boa apresentação, decore cada uma com cebolinho e um fio de azeite.