Uma das grandes dúvidas de quem está a tentar perder peso ou a apostar num regime alimentar mais saudável, é saber o que comer quando a fome aperta e a próxima refeição ainda está longe. Entre os snacks mais saudáveis, à primeira vista as bolachas não parecem ser opção mas, a par das famosas tostas de milho e arroz, existem as Marinheiras.
São fáceis de levar para todo o lado e servem como um snack pouco calórico. Se já é fã, saiba que chegou agora uma nova variedade no mercado — o Pingo Doce acaba de lançar uma versão própria. “São feitas com azeite virgem extra, sem adição de açúcar e uma fonte de fibra”, diz a marca.
A novidade está disponível em duas versões: clássicas e com sementes de chia. São produzidas em Portugal e uma porção de três bolachas tem 82 calorias. “Salgadas e estaladiças, são ideais para consumir como um snack pouco calórico e saboroso”, aponta a retalhista.
A história destas bolachas remonta ao tempo dos navegadores, numa época em que era difícil preservar os alimentos durante os longos meses que duravam as viagens de barco. Em alternativa ao pão, misturava-se farinha, sal e água para fazer biscoitos semelhantes às atuais Marinheiras. Quando ficavam duras, molhavam-nas em bebidas, como o café, para que pudessem continuar a ser consumidas.
A autora do blogue “Manias de Uma Dietista” sugere consumir estas bolachas a meio da manhã ou da tarde, de forma a controlar a fome ao longo do dia. Podem ser barradas com um pouco de manteiga de amendoim, por exemplo, ou com uma fatia de queijo para prolongar a sensação de saciedade.
As novas bolachas do Pingo Doce são vendidas em embalagens de 180 gramas, pelo preço de 1,69€.