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Esta app portuguesa para marcar consultas é a segunda mais descarregada na Play Store

A DocBay nasceu em 2023, para “simplificar o acesso à saúde”. Permite a comunicação entre médico e paciente através de um chat.
A saúde está mais facilitada.

Todos nós já enfrentámos a situação de precisar de um médico e não conseguir marcar uma consulta em tempo útil. E também estamos familiarizados com a burocracia e os longos tempos de espera que este processo implica. Contudo, já existe uma alternativa que torna o acesso a cuidados de saúde mais rápido e simples — a aplicação portuguesa DocBay. Através do telemóvel, é possível esclarecer dúvidas sem a necessidade de marcação prévia.

Os pacientes podem interagir com os profissionais de saúde sem precisar de agendar uma consulta, o que não acontece no sistema tradicional. Trata-se de uma forma mais facilitada de aceder à saúde”, afirma o criador do conceito, Mickael Freitas, à NiT.

A DocBay começou a ser desenvolvida em 2023 e foi disponibilizada ao público em fevereiro deste ano. A plataforma inclui uma ferramenta que possibilita a coordenação entre a agenda de cada especialista e a gestão das consultas, sejam elas presenciais ou remotas. Neste momento, encontra-se no segunda lugar da Play Store, entre as aplicações médicas mais descarregadas do Google.

O fundador, que nasceu em Paris há 35 anos, formou-se em economia e trabalhou durante vários anos em clínicas na área da medicina. Mickael Freitas elenca três razões que o levaram a criar a aplicação. “Primeiro, a saúde tende a ser mais curativa do que preventiva. Globalmente, 97 por cento dos gastos destinam-se a tratar problemas em vez de os prevenir. Segundo, 40 a 50 por cento das pessoas que recorrem ao serviço de urgências não teriam necessidade de o fazer, o que impossibilita um atendimento mais eficiente. Por último, os salários dos profissionais são bastante baixos e os incentivos estão ligados ao número de pacientes atendidos,” explica.

A aplicação, que pode ser descarregada gratuitamente para dispositivos Android e iOS, permite que cada utilizador subscreva o serviço de um ou mais especialistas, sendo que cada um define a sua mensalidade. A comunicação entre médico e paciente realiza-se através de um chat, onde é possível trocar mensagens ou realizar videochamadas.

Atualmente, a plataforma conta com mais de 22 mil médicos registados para atendimento telefónico, e aproximadamente 150 que efetuam consultas. “Caso alguém se encontre numa área mais isolada, pode entrar em contacto com um dos especialistas por telefone. Os outros estão disponíveis para esclarecer dúvidas, seja presencialmente ou online,” detalha Mickael. A aplicação não tem custos associados ao seu uso, exceto se o utilizador decidir subscrever alguma terapia.

Para recrutar os médicos, a equipa de business developers utiliza várias estratégias: participa em congressos da área, investe em marketing para aumentar o alcance da marca e pede recomendações a profissionais de saúde que já fazem parte da plataforma.

As especialidades disponíveis são variadas, com destaque para medicina geral, psicologia, nutrição, cardiologia e medicina dentária — as mais procuradas. “Neste momento, o nosso objetivo é aumentar o número de clínicos para haver uma melhor distribuição entre todas as áreas da medicina,” salienta.

Em setembro, os serviços da DocBay chegaram a Paris, contando com especialistas franceses. A expansão para o Brasil, Estados Unidos da América e Ucrânia está prevista para 2025. 

A adesão à plataforma no seu primeiro ano tem sido positiva e conta com mais de 10 mil utilizadores. Contudo, Mickael reconhece que tem pela frente “uma grande montanha para escalar e ainda há muito espaço para crescimento”.

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