A apenas dez minutos de carro do centro de Cascais, o Guincho é paragem obrigatória não só para os fãs de desportos aquáticos, como também para os que não se cansam de ver paisagens bonitas e aproveitar tudo o que a natureza tem para nos oferecer. E, se conseguirmos ver as maravilhosas vistas ao mesmo tempo que praticamos exercício físico, melhor ainda.
Este domingo, 17 de novembro, terá a oportunidade perfeita de aliar as duas atividades, participando num passeio pela costa do Guincho. Organizado pela Caminhando, o desafio é percorrer uma distância de 14 quilómetros em direção à encantadora zona da costa atlântica e ao Santuário da Peninha, onde vai encontrar algumas paisagens de cortar a respiração, passando pelos característicos trilhos do Parque Natural Sintra-Cascais.
A atividade começa às 9h30 e deverá terminar por volta das 14 horas. O ponto de encontro é no parque de estacionamento junto à Escola Primária da Malveira da Serra. O percurso de cerca de quatro horas e meia, será circular, com uma dificuldade nível 3 (numa escala de 1 a 5) e um desnível de 485 metros de altitude, pelo que se recomenda que esteja preparado fisicamente e bem de saúde. Entre os sítios visitados, a organização dá especial destaque à Praia ou Enseada da Grota e à Peninha.
A Praia da Grota situa-se numa enseada de pequenas dimensões cercada por uma falésia. Em baixo, surge um areal reduzido, ladeado e entrecortado por muitos seixos e calhaus rolados. Nesta praia, é possível observar uma cascata produzida pelo caudal da Ribeira da Grota, sempre que chove mais.
No Santuário da Peninha, em Sintra, viajará até ao passado do nosso país ao encontrar construções classificadas como Imóvel de Interesse Público: a Capela da Nossa Senhora da Peninha, que terá sido construída por devoção popular, após uma alegada aparição de Nossa Senhora a uma pastorinha muda e muito pobre de Almoinhas Velhas; a secular ermida de São Saturnino; e, a oeste, um palacete mandado construir em 1918, por António Augusto Carvalho Monteiro (proprietário da Quinta da Regaleira). O passeio passará, ainda, por outros pontos de interesse, como a Calçada do Chafariz, a Biscaia ou a Fonte dos Romeiros.
Os interessados em participar nesta caminhada ao longo do Guincho, devem inscrever-se no site da Caminhando, através do formulário de reserva disponibilizado. O preço da inscrição é de 8€ por pessoa, com guia, seguro de responsabilidade civil e seguro de acidentes pessoais (este último apenas disponível para quem se inscrever até às 16h30 do dia anterior à realização do evento). A inscrição só é aceite a partir do momento em que enviar o comprovativo de pagamento para o email inscricoes@nullcaminhando.pt. Para mais informações, deve ligar para o número 966 589 269.
A organização aconselha-o a levar roupa e calçado adequados para caminhadas, de preferência botas ou sapatos com boa aderência e, no mínimo, um litro e meio de água para estar sempre hidratado durante o caminho.
Já que vai estar na zona do Guincho, pode aproveitar para descobrir ou regressar ao restaurante “Fortaleza do Guincho”, que conta com duas estrelas Michelin. De seguida, carregue na galeria e fique a conhecer algumas das propostas do restaurante.