fit

Está confirmado: Capítulo Perfeito acontece este domingo em Carcavelos

"Estão reunidas as condições perfeitas", avançou a organização. São esperadas milhares de pessoas na praia, para assistir ao vivo.
A prova atrai milhares de fãs.

No início de janeiro, a NiC divulgou que a praia de Carcavelos seria novamente o cenário do campeonato de surf Capítulo Perfeito, que este ano celebra a décima edição. No entanto, não havia ainda data definida. O período de espera pelas “melhores ondas do inverno português” começou a 8 de janeiro. Pouco mais de um mês depois, chegou a luz verde para a tão esperada data: é já este domingo, 18 de fevereiro. 

A organização considera estarem reunidas “condições épicas”, nesta data, para receber os 16 surfistas nacionais e internacionais, considerados “os melhores tube riders”, e oferecer aos fãs de surf um grande espetáculo “com os melhores surfistas e as melhores ondas”. As previsões do mar e da atmosfera indicam ondas de 2 a 2,5 metros e ventos offshore ligeiros a moderados.

O campeonato tem como premissa realizar-se apenas em condições consideradas perfeitas, ou seja, com ondas grandes e tubulares, o ex-libris da modalidade. Por isso, nesta competição, só os tubos serão pontuados, não sendo consideradas outras manobras para o score dos participantes. O júri irá privilegiar os surfistas que completarem os tubos mais longos e/ou mais críticos, já que esta é a manobra-rainha do surf e imagem de marca da prova.

“Numa temporada que tem sido atípica, em que praticamente não houve ondulações grandes e perfeitas em Carcavelos, estamos confiantes de que este swell vai proporcionar as condições que desejamos”, afirma Rui Costa, organizador do Capítulo Perfeito powered by Billabong. “Trata-se de uma ondulação grande de Oeste, que vai produzir ondas com tamanho e força, e o vento vai estar favorável à formação de ondas tubulares durante todo o dia. Será uma excelente oportunidade para os fãs e público em geral virem passar um domingo de sol à praia e desfrutar dos melhores surfistas a completarem tubos junto à areia”, conclui.

A prova premeia os “tubos perfeitos”.

Os surfistas em competição

A competição terá a primeira chamada oficial às 7 horas. Em prova vão estar Anthony Walsh (AUS), Aritz Aranburu (ESP), Balaram Stack (EUA), Bruno Santos (BRA), Dylan Graves (PR), Francisca Veselko (PRT), João Maria Mendonça (PRT), Michael February (ZA), Nathan Florence (HAV), Nic von Rupp (PRT), Pedro Boonman (PRT), Rob Machado (EUA), Salvador Vala (PRT), Tiago Pires (PRT), Tiago Stock (PRT) e William Alliotti (FRA).

Os seis surfistas da categoria New Generation também serão chamados a competir no New Generation Special Heat, uma bateria especial que terá lugar entre as meias-finais e a final. Jaime Veselko, Martim Fortes, Matias Canhoto, Salvador Catarino, Salvador Vala e Simão Prazeres vão a jogo para decidir quem será o melhor atleta sub-18 da 10.ª edição do Capítulo Perfeito.

Entre os prémios para o melhor atleta do campeonato, está o valor de 40 mil euros e ainda uma prancha exclusiva com o branding do Capítulo Perfeito 2024, oferecida pela Polen Surfboards. Com a sustentabilidade em mente, a prancha foi construída com um bloco Polyola feito a partir de 80 por cento de poliol reciclado, sendo 100 por cento reciclável. 

Os surfistas.

A praia de Carcavelos como centro do evento

Como habitualmente, a praia de Carcavelos estará preparada para receber a enchente de pessoas que é esperada no local, para assistir ao vivo às performances dos surfistas em prova. A organização, em conjunto com os patrocinadores do evento, prometem proporcionar diversas atrações ao longo do dia.  

O público vai poder testar o seu equilíbrio numa prancha de surf mecânica, com presentes da Go Chill para os vencedores. A marca proporciona também a jovens alunos de surf, de várias escolas do País, a oportunidade de acompanharem de perto os surfistas em prova. Cada um será responsável por garantir que o “seu” atleta está preparado, carregando a respetiva prancha até á água e mantendo as de back-up disponíveis à beira-mar.

Além das milhares de fotografias tiradas aos atletas na água, haverá cenários “instagramáveis” em terra, como o baloiço da Corona, marca que vai realizar uma sunset party, no local, após o final da prova, e que se estenderá até à meia-noite. Os espectadores, que também praticam surf, poderão aproveitar a oportunidade para depositar os fatos já em fim de vida no ecoponto da Billabong, numa ação de recolha de neoprene para reciclagem. 

Quem não puder deslocar-se a Carcavelos, para assistir à competição ao vivo, mas quer acompanhar tudo o que por lá se passa, poderá fazê-lo com emissões em direto na SPORT TV ou online, no site oficial do campeonato. Todas as baterias serão relatadas por especialistas, intercalando com entrevistas a atletas e outros protagonistas. 

A edição de 2023 atingiu um máximo de audiência com mais de 63 milhões de pessoas, numa transmissão em direto que chegou a 87 países, nos cinco continentes. Os números foram divulgados pela organização do evento, revelando ainda que a emissão televisiva do campeonato chegou a 43,5 milhões de lares globalmente, através da SPORT TV, SPORT TV África e ESPN Brasil. A estes números, somaram-se ainda as mais de cinco mil pessoas, que terão passado pela praia de Carcavelos, ao longo do dia da prova.

Ao receber a competição pela sexta vez (também passou por Peniche e Nazaré em anos anteriores), Carcavelos reforça o posicionamento como um dos spots nacionais mais importantes na prática deste desporto. “É com enorme orgulho que temos vindo a assistir ao crescimento deste evento que, de ano para ano, consegue elevar a fasquia ao trazer grandes nomes do surf mundial a Cascais”, refere Francisco Kreye, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Cascais.

“Ao reunir milhares de pessoas na praia de Carcavelos, é um evento que tem tudo a ver com o ADN de Cascais. O Capítulo Perfeito é levar as ondas de Cascais ao mundo inteiro”, conclui. 

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA