Quente, rica e reconfortante. A feijoada à transmontana é um dos pratos tradicionais portugueses mais famosos e por bons motivos. Porém, a especialidade de Trás-os-Montes é uma espécie de museu dos horrores para vegetarianos e veganos, naquela que é uma receita carregada de ingredientes e de calorias também.
A verdade é que, para quem adora feijoada, mas quer evitar a carne e os enchidos, existem alternativas à receita de forma a contornar a gordura e as calorias com algumas alterações. É o caso da sugestão da personal trainer Ana Azevedo, no seu livro “Comer Para Treinar Melhor”, onde encontra uma versão mais saudável à tradicional feijoada.
Esta receita tem apenas quatro ingredientes e, na substituição da carne, utiliza o tofu. Menos gordura, mais proteína: este é o mote desta adaptação. É também muito mais rápida e fácil de fazer.
Enquanto que o prato transmontano exige processos mais demorados como demolhar o feijão com um dia de antecedência e cozer todas as carnes, esta versão demora apenas 20 minutos a preparar. Tome nota.
Do que precisa:
— 200 gramas de tofu fumado
— 300 gramas de feijão-preto cozido
— 1 cebola pequena
— 1 couve coração pequena
— 1 colher de sopa de azeite
— Pimentão doce fumado q.b.
Como se faz:
Pique a cebola, lamine a couve coração e corte o tofu em cubos. Depois de colocar uma colher de sopa de azeite numa panela, adicione estes ingredientes já cortados, assim como o feijão-preto cozido e acrescente o pimentão doce a gosto. Deixe a cozer, em lume baixo com a tampa colocada, durante cerca de 10 minutos e está pronto a servir. Pode colocar um ramo de salsa ou outra erva aromática a gosto para decorar o prato.