Espetáculos e workshops de dança, é o que vai encontrar no evento marcado para este domingo, 28 de abril, no Auditório Carlos Avilez da Academia de Artes do Estoril, para celebrar o Dia Mundial da Dança, oficialmente assinalado a 29 de abril. Do programa fazem parte diferentes atividades, numa iniciativa que surgiu da parceria entre a Academia de Artes do Estoril e três companhias do concelho de Cascais: a Escola de Dança Ana Mangericão (EDAM), a ARTEMOVE e a Companhia Paulo Ribeiro.
A festa vai começar logo de manhã, pelas 11 horas, com um workshop de dança pelos bailarinos Afonso Cunhe e Diogo M. Santos, da Companhia Paulo Ribeiro. A sessão tem a duração de uma hora e meia e é para maiores de 16 anos.
A programação segue da parte da tarde com a apresentação de três espetáculos. Às 15 horas poderá assistir a “Sinfonia” pela ARTEMOVE. Às 15h45, é a vez da Escola de Dança Ana Mangericão apresentar o “Entre pontas e passos: um mosaico de dança”.
O evento encerra com o espetáculo “Comédia Off”, às 16h30, uma “peça de humor que segue os impulsos da génese do gesto e explora a cabotinice e os clichés da comédia musical”, refere a sinopse. À New in Cascais, a organização revela que “os participantes podem esperar um evento dinâmico, com muita música e, obviamente, dança”. A entrada é gratuita, mas está sujeita à lotação da sala (296 lugares).
Se quiser participar nesta festa da dança, organizada pela Câmara Municipal de Cascais e pela Fundação D. Luís I, deverá inscrever-se enviando email para academia.artes@nullcm-cascais.pt ou ligar para o número 910 174 003. A Academia de Artes do Estoril fica na Avenida das Acácias, número 2.
O Dia Mundial da Dança assinala-se a 29 de abril e foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional da Dança, criado pela UNESCO. A data foi escolhida para recordar o nascimento do bailarino francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), professor de ballet e um dos pioneiros da dança moderna, com o objetivo de promover e celebrar esta arte e a sua universalidade.