Somos suspeitos, mas a verdade é que não há português que não considere a pastelaria nacional como uma das melhores do mundo. Cada zona do País tem as suas tradições, no que aos doces diz respeito, e não há celebração que não conte com as sobremesas que a família e amigos mais gostam. Porém, para quem pretende seguir uma alimentação vegan, a secção dos doces pode ser a mais difícil de recriar, já que não são utilizados ovos nem lacticínios.
Por isso, o ideal é contar com a ajuda de quem sabe e aprender as bases da pastelaria vegan, para que consiga criar doces igualmente saborosos, saudáveis e que sigam a sua nova filosofia de vida. Poderá fazê-lo já no próximo dia 20 de janeiro, sábado, num workshop que vai decorrer no Mercado da Vila de Cascais.
Promovido pelo Cascais FoodLab, a formação será 100 por cento vegetal, prometendo desvendar os mistérios por detrás das substituições de ingredientes, nomeadamente dos ovos e dos lacticínios, base de tantos doces portugueses. No workshop irá aprender receitas de bolos, usando os três métodos clássicos (cremoso, espumoso e direto) e fará ainda coberturas e recheios para os mesmos, como ganache, mousse e creme de pasteleiro. No final, os participantes vão poder deliciar-se com a prova das sobremesas.
A iniciativa decorre entre as 9 e as 13 horas. O valor é de 60€ e inclui o workshop, a degustação, um dossier com informação e um certificado de participação. As inscrições podem ser feitas através do email info@nullcascaisfoodlab.pt.
A comandar a cozinha estará a chef Sara Soares, pasteleira e formadora, “apaixonada pela vertente vegetal da pastelaria”, como descreve. Licenciada em Produção Alimentar em Restauração, ao longo de 11 anos passou por vários hotéis e restaurantes de destaque no panorama nacional e internacional, alguns até com estrela Michelin como, por exemplo, o Esporão, o Penha Longa, o Celler de Can Roca e o Azurmendi. Fez formações complementares na Callebaut e na Academia do Toni Rodriguez, mestre em pastelaria vegan.