Há dias em que só nos apetece chegar a casa e relaxar em frente a um bom prato de comida de conforto. Nestas ocasiões, a tendência pode ser pensar em pizzas, hambúrgueres ou pratos carregados de gordura — isto é, tudo o que não devemos comer. A alternativa é conseguir preparar algo rápido e igualmente apetitoso.
Encontrámos uma receita perfeita, que é uma espécie de três em um: aquece (o corpo e a alma), é nutritiva e prepara-se rapidamente. O melhor? Garantimos que irá sentir-se mais confortável depois de jantar este frango cremoso, acompanhado com arroz solto do que com qualquer tipo de fast food.
A receita criada por Sandra Nereu, autora do “Panelinha de Sabores”, é por isso uma boa opção para fazer depois de um dia mais exigente de trabalho. A melhor parte é que pode ser adaptada facilmente, consoante os ingredientes que tenha em casa. Neste caso, a autora escolheu frango, uma carne branca, isenta de gordura saturada, que ajuda a diminuir o consumo de lípidos e aumenta a ingestão de proteína de alto valor biológico.
Do que precisa
— 700 gramas de peito de frango cortado em pequenos cubos
— 1 colher de chá de sal, alho em pó, pimentão-doce e salsa seca para o frango
— 1 colher de sopa de azeite
— 2 cenouras
— 1 chávena de ervilhas
— 1/4 de pimento verde
— 1/4 de pimento vermelho
— sal
— 1/2 colher de chá de curcuma (ou açafrão)
— 1/2 colher de chá de pimentão-doce (paprika)
— 1 colher de chá de alho em pó
— 200 mililitros de creme de soja
Como se faz
Misture o frango com sal, alho em pó, pimentão-doce, salsa seca e o amido de milho. Aqueça uma frigideira larga e unte com o azeite. Quando estiver bem quente, junte o frango e salteie em lume alto até dourar. Retire.
Na mesma frigideira, adicione a cenoura cortada em rodelas, as ervilhas e os pimentos cortados em cubos. Junte 100 mililitros de água e deixe cozinhar durante cinco minutos. Tempere com sal, curcuma, pimentão-doce e alho em pó. Misture e acrescente o frango reservado. Ferva por mais cinco minutos. Depois, adicione o creme de soja e deixe que levante fervura novamente (acrescente um pouco de água se achar necessário).
Se gosta de experimentar pratos inspirados noutras culturas, carregue na galeria para conhecer versões saudáveis de receitas da gastronomia internacional.