“Quero revolucionar a ideia que as pessoas têm da suplementação.” A Ghabits surgiu após Patrícia Martins, médica e fundadora da marca, observar que muitos dos seus pacientes enfrentavam problemas que, embora não fossem considerados prioritários nos hospitais, afetavam significativamente a sua qualidade de vida.
Formada em medicina, exerce atualmente no Hospital General de Catalunya, em Barcelona, onde está a especializar-se em infectologia. Durante a pandemia de Covid-19, atendeu muitos jovens que procuravam os serviços de urgência com sintomas de ansiedade e burnout, mas “não queriam ser submetidos a tratamentos psiquiátricos e recusavam a medicação”.
“A partir dessa experiência percebi a necessidade de apoiar essas pessoas. Não queriam recorrer a medicamentos convencionais, então era necessário desenvolver uma alternativa com efeitos mais suaves que aliviasse os sintomas”, explica a jovem de 31 anos.
O nome da marca surgiu da combinação das palavras “good habits”, refletindo o modo de vida que a fundadora pretende disseminar. “A filosofia que quero transmitir está inspirada na arte japonesa Kintsugi, que consiste em reparar objetos danificados com ouro. Metaforicamente, o objetivo é evidenciar a importância da saúde mental e mostrar que, por vezes, basta um pequeno impulso para recuperarmos a nossa essência.”
Os quatro produtos iniciais da marca, Painless, Rejuvenate, Reset e Rewire, chegarão ao mercado a partir de 1 de novembro. Foram desenvolvidos para abordar questões comuns como insónias, stress, dores localizadas e promoção da longevidade.
“A escolha dos ingredientes foi feita por mim, tendo em conta a minha formação e os efeitos que desejava para os suplementos. Tive a colaboração de um farmacêutico de um laboratório com o qual já trabalhava”, revela. Os adaptógenos, substâncias naturais principalmente derivadas de ervas e tubérculos, destacam-se na formulação. “Existem estudos que comprovam a sua eficácia na gestão do stress e que realmente funcionam; há diversos tipos, dependendo do resultado desejado.”
O desenvolvimento dos produtos foi um processo demorado, envolvendo um ano e três meses de testes até se chegarem às fórmulas finais. “Quis que as cápsulas fossem veganas, o que exigiu o uso de um material vegetal, dificultando o processo. Foi necessário estudar várias combinações para determinar as doses precisas.”
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A imagem da marca foi elaborada com o apoio de amigas com experiência na área, tendo sempre o foco em transmitir uma imagem moderna e séria, através da utilização de tons suaves nas embalagens.
Cada frasco contém 60 cápsulas, suficientes para um mês, pois a médica recomenda a ingestão de duas por dia, acompanhadas das refeições. Patrícia sublinha que nenhum dos produtos tem aditivos e foram concebidos para serem utilizados indefinidamente, permitindo ao consumidor integrá-los na sua rotina pelo tempo que considerar necessário.
“Os únicos grupos aos quais não recomendaria são pessoas a tomar anticoagulantes e mulheres grávidas, uma vez que não existem evidências científicas suficientes que garantam a segurança absoluta para esses indivíduos.”
Os resultados variam de acordo com o suplemento escolhido, sendo os efeitos do Painless, Reset e Rewire visíveis desde o primeiro dia, enquanto o Rejuvenate é o que requer mais tempo, pois, devido à sua natureza antioxidante, são necessários três meses de suplementação para ocorrer renovação celular.
Neste momento, a comercialização será feita exclusivamente online, mas há planos para que os produtos sejam disponibilizados em pontos de venda físicos em Portugal e Espanha no futuro. Os preços variam entre 28,90€ e 45,99€. O objetivo é expandir a marca, criar mais suplementos voltados para outras patologias e entrar nos mercados da Ásia, África e os Estados Unidos da América.
“Sou médica e acredito que é importante transmitir que o objetivo não é substituir a medicação convencional, mas criar uma fusão das duas coisas porque tem resultados mais frutíferos.”