fit

Já abriram as inscrições para o evento de bodyboard feminino Boogie Chicks

A competição acontece entre os dias 11 e 13 de outubro na Praia de Carcavelos.
A prova é exclusivamente feminina. Imagem: Boogie Chicks.

Cascais sempre foi um município com uma enorme ligação ao mar. Antigamente, eram sobretudo os aristocratas e monarcas que vinham passar férias à riviera portuguesa, destacando-se o Rei D. Carlos I. Décadas mais tarde, as águas cascalenses começaram a atrair cada vez mais pessoas por causa dos desportos aquáticos, nomeadamente o surf. Mas nem todas as ondas têm de ser apanhadas de pé.

Esta terça-feira, 10 de setembro, abriram as inscrições para a edição de 2024 do Boogie Chicks, e que podem ser feitas até 6 de outubro. Este evento de bodyboard é, segundo a organizadora, Catarina Sousa, “o maior evento do mundo no desporto feminino de ondas”. A iniciativa acontece entre os dias 11 e 13 de outubro, na Praia de Carcavelos.

O vereador da área da atividade física, Francisco Kreye, destacou a importância desta discriminação positiva na prática desportiva, com o objetivo de “promover o desporto feminino no concelho”. Nestes dias, serão disputados os campeonatos nacionais de Sub-14 e categoria open, assim como os campeonatos europeus de juniores e open. Na edição anterior, o evento contou com mais de 200 participantes.

Fora do contexto competitivo, serão dadas aulas de bodyboard para todas as categorias. Também haverá um espaço de conversas com várias personalidades femininas de relevo, designado por “Conversas movidas a mulheres e sal”, onde as intervenientes irão partilhar algumas das suas experiências a todos os presentes.

O programa Boogie Chicks foi criado em 2004 por Catarina Sousa, uma lenda do bodyboard feminino português, e Teresa Duarte, que fundou, em 2005, a primeira escola feminina de bodyboard em Portugal e no mundo. Começaram a iniciativa a partir de uma equipa de competição em 2014, quanto decidiram apoiar a atleta Teresa Almeida. No mesmo ano, a jovem da Nazaré sagrou-se campeã mundial da ISA.

Carregue na galeria para ver algumas imagens da prova de 2023.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA