Já sabemos que o bacalhau pode ser cozinhado de diversas maneiras na cozinha portuguesa — há quem acredite que são cerca de mil receitas. O único problema é que quase todas têm demasiadas calorias, algo a evitar por quem segue uma dieta mais restrita. A boa notícia, é que também já existem várias alternativas mais saudáveis, mas igualmente saborosas, às originais.
Um empadão de bacalhau é inevitavelmente rico em batata, logo, também em hidratos de carbono. Quem procura perder peso, usualmente costuma cortar, em parte, neste tipo de alimentos (sempre sob orientação dos especialistas).
Felizmente, com as dicas da nutricionista Mariana Abecassis é possível uma opção low carb, excelente para quem gosta dos pratos mais tradicionais, mas um pouco mais leves. Neste caso, o puré de batata é substituído por couve-flor migada, que produz a mesma textura e tem um elevado teor de fibra — um nutriente saciante que contribui para o bom o funcionamento do intestino.
Do que precisa
— 1 posta de bacalhau pronto a cozinhar
— 2 cenouras
— 1 couve-flor
— 1 cebola
— 2 dentes de alho
Molho Branco
— 300 mililitros de leite
— 1 colher de sopa de amido d milho (Maizena)
— sal, pimenta e noz-moscada q.b.
Como se faz
Coza a posta de bacalhau com a couve-flor, durante 10 a 15 minutos. Depois de cozidos, desfie o bacalhau, migue a couve-flor com um garfo e reserve ambos. Descasque e ripe a cenoura, fatie a cebola e pique os dentes de alho. Junte num tacho com um fio de azeite e deixe refogar levemente. A seguir, junte a couve-flor bem escorrida, o bacalhau e o molho branco. Verta tudo para um tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus, cerca de 10 minutos na função gratinar, até ficar dourado. Sirva com uma salada.
Para o molho
Coloque o amido de milho numa taça e dissolva-o num pouco de leite. Coloque o restante leite ao lume e quando estiver a ferver acrescente a mistura anterior. Deixe cozinhar uns minutos em lume brando, mexendo sempre até engrossar. Tempere com um pouco de sal, pimenta e noz-moscada a gosto.
Carregue na galeria e descubra outras três receitas saudáveis de bacalhau.