No passado domingo, 18 de fevereiro, todos os caminhos foram dar à praia de Carcavelos. Foi ali que decorreu a 10.ª edição do campeonato de surf Capítulo Perfeito, que reuniu alguns dos melhores tube riders a nível nacional e internacional, como o norte-americano Rob Machado. Ao final do dia, foram conhecidos os vencedores das diferentes categorias, ambos cascalenses.
Os surfistas locais, de Carcavelos, Tiago Stock e Salvador Vala, deixam a sua marca na reconhecida competição. O primeiro, com 18 anos, conquistou o primeiro lugar “num dia que entrou para a história do surf português”, refere a organização. Já Salvador Vala destacou-se na categoria “New Generation” (sub-17).
O evento, dedicado à modalidade que é já um símbolo de Carcavelos (e do concelho), atraiu milhares de fãs e curiosos à praia. Depois de registar cinco mil visitantes em 2023, este ano foram mais de 20 mil pessoas que se deslocaram ao local, para assistir ao vivo à competição que premeia os melhores tubos.
Tiago Stock, é apelidado de Tigre desde os três anos, por quem lhe é próximo. O mar é uma casa desde tenra idade e, nos últimos dias, a imprensa especializada tem escrito que “nasceu uma estrela do surf”. Para a organização, esta “foi uma vitória apoteótica para o jovem de apenas 18 anos, que acedeu à competição depois de ter também vencido a prova de triagem que decorreu na mesma praia em janeiro, tornando-se no primeiro trialista a conquistar o campeonato”.
Na primeira fase da prova, Tiago foi relegado para a repescagem, mas conseguiu requalificar-se, agarrando a última vaga, chegar à final e conquistar a vitória. O jovem surfista de Carcavelos venceu Rob Machado, Dylan Graves e Balaram, entre outros grandes nomes do surf em competição. Foi uma vitória inesperada, até para o próprio, como confessou aos jornalistas momentos após a sua prestação.
Em casa, o atleta do Quinta dos Lombos arrecadou o primeiro lugar com 9,75 pontos nas duas melhores ondas (num total de 20 possíveis), deixando Rob Machado na segunda posição (5,25), Dylan Graves na terceira (2,60) e Balaram Stack na quarta e última (1,25).
O surfista espera agora um ano de “muita competição, muito treino e muita dedicação”, como referiu após a vitória, de forma a continuar a progressão na carreira desportiva, que atingiu na 10.ª edição do Capítulo Perfeito o seu ponto mais alto, até à data.
Já o jovem Salvador Vala, também ele a surfar em casa, já que vive em Carcavelos, foi o vencedor da categoria “New Generation” (sub-17), garantindo assim um lugar de destaque na liga da promissora nova geração do surf. Com muitos fãs, entre os desportistas mais jovens, Salvador foi carregado em braços à saída da água, numa celebração da sua vitória.
“Estou tão feliz de ter conseguido participar no evento, a competir ao lado dos melhores tube riders do mundo e alguns dos meus ídolos. Foi uma das mais memoráveis experiências de sempre”, partilhou Salvador nas redes sociais.
“Dois jovens inspiradores pela excelência, que levam o nome de Cascais e as ondas da praia de Carcavelos por esse mundo fora, demonstrando que a resiliência, o esforço e a dedicação não escolhem idades. O surf made in Cascais faz parte da história e do ADN do concelho, recomenda-se no presente e projeta-se no futuro”, reagiu a Câmara Municipal de Cascais.