fit

Marginal vai trocar carros por bicicletas, trotinetes, passeios a pé e muito mais

A iniciativa celebra o Dia Mundial da Atividade Física. Terá jogos tradicionais, insufláveis e rastreios gratuitos.
Tem atividades para todos.

A prática regular de exercício físico é fundamental para a saúde e o bem-estar, mas nem sempre é fácil integrá-la na rotina diária. A OMS aponta o sedentarismo como o quarto principal fator de risco de morte no mundo. Para contrariar esta tendência, têm surgido cada vez mais iniciativas que promovem a adotação de hábitos saudáveis que podem melhorar a qualidade de vida. Uma destas ações terá lugar a 6 de abril, na Avenida Marginal, entre as nove as 13 horas

Nesta data, em que se assinala o Dia Mundial da Atividade Física, a avenida irá receber um vasto programa com propostas para todas as idades e gostos. Pelo segundo ano consecutivo, os municípios de Cascais, Oeiras e Lisboa decidiram encerrar um troço de 15 quilómetros da Marginal, e oferecer ao público a possibilidade de experimentar diversas modalidades, desportivas promovidas por parceiros das entidades municipais, que ao longo do ano contribuem para incentivar a prática da atividade física.

O programa tem início às 10 horas, junto aos semáforos da Parede (Cascais), e termina em Alcântara (Lisboa), atravessando toda a frente marítima do concelho de Oeiras. Será possível percorrer o troço de bicicleta, de trotinete, de patins, de skate ou simplesmente a pé.

Durante a manhã, poderá participar em aulas de grupo e experimentar modalidades como escalada, boulder, mini-ténis, insufláveis, veículos a pedal e circuito de obstáculos. Pode ainda explorar os jogos tradicionais, fazer circuitos de treino físico, usar uma pista de skills, divertir-se nos insufláveis, e manter-se ativo nos jardins e espaços adjacentes à Avenida. Para quem prefere formas de mobilidade suave, o percurso permite caminhar, correr, pedalar ou utilizar outros meios, como patins ou trotinetes. 

No mesma iniciativa, Oeiras celebra também o Dia Mundial da Saúde (assinalado a 7 de abril). Assim, haverá um espaço dedicado à Saúde e Bem-Estar, localizado junto ao Centro Náutico de Paço de Arcos, onde podem ser feitos vários rastreios, e assistir a ações de sensibilização, com oferta de produtos.

Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater o sedentarismo, o Dia Mundial da Atividade Física é celebrado em mais de 120 países. A OMS classifica a inatividade física como o quarto principal fator de risco de mortalidade global, recomendando pelo menos 30 minutos de exercício diário para adultos e 60 minutos diários para miúdos e jovens.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA