Para muitos portugueses, o ano acaba e começa da mesma maneira: com um grande prato de camarão à mesa. No entanto, normalmente surge num formato mais simples, sendo apenas cozido e acompanhado por alguns molhos, como maionese. Como sabemos, esta pode não ser a opção mais saudável e, num mês que já é marcado pelos excessos alimentares, é sempre bom irmos por um caminho mais fit.
Embora não seja uma superstição muito presente em Portugal, em algumas culturas associa-se o camarão a algumas superstições. Os japoneses, por exemplo, acreditam que a cor avermelhada deste crustáceo atrai boa sorte. Esta crença também se aplica a outros alimentos, como a lagosta (que é ainda mais cara e pouco usual na Passagem de Ano). Se 2023 não foi o seu melhor ano, não custa nada tentar este pequeno truque para começar 2024 da melhor maneira — de barriga cheia, no fundo.
Esta receita é tão deliciosa quanto saudável e, acima de tudo, combate o desperdício alimentar. Tanto pode servir como entrada, petisco ou como prato principal — a escolha é sua.
Do que precisa
— 500 gramas de camarão descascado
— 400 gramas de massa de macarrão integral
— 1 cebola picada
— 1 pimento picado
— 2 dentes de alho picado
— 1 colher de sopa de azeite
— 5 tomates picados
— Pimenta a gosto
— sal a gosto
— meia chávena de chá de salsa picada
— meia chávena de chá de manjericão
Como se faz
Comece por refogar a cebola, o pimento e o alho. Adicione o tomate e deixe cozinhar. Acrescente a salsa, o camarão, a pimenta e o sal. Enquanto estes ingredientes cozinham, coza a massa até ficar num ponto al dente. Escorra e coloca-a numa travessa. Por cima acrescente um o preparado do camarão, salpique com manjericão e está pronto a servir.
Se precisa de ideias de sobremesas saudáveis para fechar a refeição, carregue na galeria para descobrir algumas receitas de diferentes mousses para fazer em casa.