fit

Mito ou realidade: beber água de chia ajuda mesmo a perder peso?

Falámos com uma nutricionista para esclarecer se este é, de facto, um bom aliado na dieta.
Saiba se este truque realmente funciona.

Perder peso implica consistência e determinação. Uma alimentação equilibrada, treinar regularmente e beber água várias vezes por dia são as bases necessárias para conseguir atingir os resultados que ambiciona. Qualquer pessoa fica mais motivada quando consegue ver ao espelho os resultados do esforço, pelo que é comum encontrar receitas de supostos truques que o vão ajudar a emagrecer mais depressa.

O TikTok é uma ratoeira impulsionadora de tendências e, no que toca à comida, não faltam vídeos de misturas que, teoricamente, são milagrosas para perder peso. 

Desta vez, tornou-se viral, na rede social, uma receita que inclui água e sementes de chia. Este superalimento ganha uma textura gelatinosa quando se junta com um líquido, por isso o objetivo será adicionar a água antes de consumir. A mistura vai ocupar lugar no estômago e fazer com que não sinta tanta fome. Mas será que realmente funciona?

Pedimos ajuda à nutricionista Mariana Abecasis para perceber se seria realmente uma boa opção para acrescentar à dieta. De forma a não cair em ilusões, é importante esclarecer que “tomar uma colher de sopa de chia no copo de água antes de cada refeição não vai emagrecer ninguém” se não for acompanhado de “atividade física, beber bastante água, dormir bem e tiver uma alimentação adequada e equilibrada.”

Se o seu estilo de vida não incluir a ingestão de bons nutrientes e a prática de desporto regular, o resultado será diferente: “Em vez de emagrecer, tenho a certeza que o reflexo será um aumento de peso”, esclarece a profissional, que disponibiliza consultas presenciais e online

A chia é uma semente que se tem tornado especialmente popular por ser bastante rica em “gorduras de boa qualidade, sobretudo ómega 3 e hidratos de carbono de absorção complexa”. Possui um caráter nutricional muito interessante, mas é importante realçar que a carga calórica deste superalimento é muito elevada, daí não ser recomendado o seu consumo diário em doses muito altas.

“As sementes, por 100 gramas, apresentam cerca de 660 calorias” e são adicionadas às nossas refeições em batidos, iogurtes naturais ou até pão sem a noção da quantidade de peso calórico extra que estamos a acrescentar ao organismo. 

Mariana Abecasis enaltece um ponto fundamental que deve ser tido em conta por quem sofre de problemas intestinais e quer acrescentar a chia à sua alimentação. “Se tem síndrome do intestino irritável ou qualquer outro problema intestinal pode levar a uma desregulação”. Existem ainda outros distúrbios relacionados com a saúde que devem ser tomados em consideração antes de tornar a semente parte da sua rotina alimentar. 

“A ideia de que estas sementes ajudam na perda de peso é porque como são muito ricas em fibra e formam um gel em contacto com água, pode levar a uma maior saciedade”, refere a nutricionista. Mas, se estiver a pensar ingerir um copo de água com chia antes de cada refeição, saiba que “pode não ser a técnica mais eficiente quando pensamos em diminuir os quilos na balança”.

Se a utilizar para substituir um snack da tarde ou da manhã, não vai ter uma sensação de fome tão grande quando chegar às refeições principais e, nesse caso, pode ser uma boa aliada. 

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA