fit

O caldo verde sem batata para acompanhar as primeiras sardinhas do ano

Esta receita transforma o famoso tesouro nacional numa sopa mais leve, mas igualmente saborosa.
É um tesouro nacional.

O caldo verde está para as sardinhas, como o pão está para a manteiga e os bife para as batatas fritas. A famosa sopa, tão tradicional, já mereceu até elogios de meios como o “The New York Times”, e conquista anualmente milhares de turistas que a conhecem principalmente na época dos Santos Populares — onde é servida para “aconchegar o estômago”.

O caldo português nasceu em meados do século XV nas províncias do Minho e do Douro, onde era preparada por lavradores. Tradicionalmente, o caldo verde era feito numa panela de ferro e servido em tigelas de barro, acompanhadas por broa de milho e vinho. Séculos mais tarde, em 2011, foi eleito uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal. Em 2022, a CNN norte-americana elegeu-a como uma das melhores sopas do mundo.

O único problema é que para os dias mais quentes pode ser um prato pesado. Mas há solução. Rui Marques, autor do blogue “A Pitada do Pai” tem uma versão alternativa. Basta retirar a batata e consegue obter-se uma sopa mais leve e igualmente saborosa para acompanhar as sardinhas — e ideal para o verão.

Do que precisa

— 400 gramas couve-flor cortada em pedaços
— 200 gramas de cebola cortada em pedaços
— 2 dentes de alho
— 2 colher de chá sal
— 150 gramas couve para caldo-verde
— 20 gramas de azeite
— chouriço de carne

Como se faz

Numa panela grande, aqueça um pouco de azeite em lume médio. Adicione a cebola picada e refogue até ficar macia e transparente. Em seguida, adicione o alho picado e refogue por mais alguns minutos, até libertar o seu aroma. Adicione a couve flor cortada, o chouriço e deixe dourar levemente. Em seguida, acrescente a água à panela e deixe ferver. Tape e baixe o lume. Deixe cozinhar até tudo estar bem macio.

Quando estiver cozido, retire o chouriço com um garfo, triture a sopa. Volte a colocar no lume, junte a couve e deixe cozinhar cerca de 15 a 20 minutos, em lume baixo e sem tapar. Veja se é preciso acrescentar mais água. No final, junte o chouriço cozido, cortado em rodelas.

Se é fã de sopas, carregue na galeria para conhecer mais algumas opções leves para os dias de calor que se avizinham.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA