O novo Centro de Saúde em Carcavelos, foi inaugurado a 25 de julho. na Rua Jacinto Isidoro de Sousa, no local onde antes estava a fábrica da Legrand (uma empresa de infraestruturas elétricas). Com uma praça, jardim e um parque de estacionamento com capacidade para 267 veículos ligeiros, além de ser um posto médico, quer também ser um ponto social e de convívio.
A infraestrutura conta com quatro serviços diferentes: Unidade de Saúde Familiar (USF); Serviço Permanente (SP); Equipa de Tratamento de Comportamentos Aditivos e Dependências (ET); e Serviço de Psiquiatria (SP). Acolhe 56 gabinetes médicos, 24 deles são para a USF e SP, enquanto a Equipa de Tratamento tem 18 salas e o Serviço de Psiquiatria tem 14.
A construção do edifício, com uma área total de 2.050 metros quadrados, arrancou no final de 2021. “É uma grande satisfação e um orgulho porque estamos a cumprir aquilo que combinei, em 2017, com o ministro da Saúde, na época Adalberto Campos Fernandes, para permitir que todos os cidadãos de Cascais tivessem médicos de família”, recordou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
O autarca realçou também que o executivo municipal fez um acordo com tutela para suportar o investimento de construção e recuperação dos centros de saúde do município. Já o Ministério da Saúde garante que os vai equipar e contratar profissionais para os espaços.
“É um equipamento exemplar da ambição que queremos para os cuidados de saúde primários. É a descentralização em movimento aqui em Cascais. Isto não seria possível, com este brilhantismo e qualidade, senão fosse a liderança de proximidade da Câmara Municipal de Cascais. Esta cooperação entre os municípios e o Sistema Nacional de Saúde é essencial para o presente e para o futuro do SNS ao serviço das pessoas”, referiu Manuel Pizarro, atual ministro da Saúde.