A noite de Passagem de Ano é propícia aos exageros. A celebração do fim de um ciclo e início de outro é quase sempre acompanhada por uma mesa farta. Das entradas às sobremesas, passando pelos pratos principais, a refeição acaba por ser marcada por opções mais calóricas.
Uma das propostas que evitamos comer diariamente são os patês, um dos petiscos mais populares nos convívios entre amigos e familiares. Se também é uma das suas entradas favoritas, não precisa abdicar dela no derradeiro jantar de 2023.
Basta optar por uma versão nutricionalmente densa e tão deliciosa como saudável, como o patê de azeitonas verdes ou pretas. Além de saboroso, facilita a digestão e ajuda a manter a sensação de saciedade, impedindo que exagere nas quantidades das restantes opções que tem à mesa.
A lista de benefícios é extensa: contém cálcio, magnésio, triptofano e vitamina B6. E também ajuda a diminuir o mau colesterol (LDL), enquanto aumenta o bom (HDL), prevenindo doenças cardiovasculares.
A receita pensada pela nutricionista Cátia Carvalho da Silva tem ainda outra vantagem: demora apenas uns minutos a preparar com a ajuda de um robô de cozinha (ou outro utensílio semelhante para triturar os ingredientes).
Do que precisa
— 2 dentes de alho
— 1 frasco de azeitonas pretas ou verdes (sem caroço)
— 1 colher de sopa de orégãos
— 1 fio de azeite
— sal e pimenta q.b.
Como se faz
Comece por lavar bem as azeitonas. A seguir coloque-as num robô de cozinha ou liquidificador. Junte os restantes ingredientes e triture tudo até formar uma pasta. A apresentação fica ao seu critério. O patê de azeitona pode ser barrado em tostas de pão integral ou servir como molho para legumes crus (como palitos de cenoura ou pepino).
Carregue na galeria e conheça outras receitas de entradas saudáveis e deliciosas.