Para muitos, fazer desporto é mais do que ficar em forma. É garantir que, em cada dia de treino e dedicação, conseguiu ser melhor do que o anterior. É uma forma de levar ao extremo as limitações do corpo e ser o melhor entre os restantes. E, para quem aprecia o desafio do IRONMAN, também pode gostar desta atividade.
Entre os dias 21 e 22 de setembro, sábado e domingo, Cascais vai ser novamente palco do Swim Grand Prix, um dos maiores eventos de natação em águas abertas a passar em Portugal. É organizado pela 3Iron Sports, com a colaboração das Câmaras Municipais de Cascais, Oeiras e Lisboa, a Federação Portuguesa de Natação, as Capitanias do Porto de Cascais e Lisboa e outros parceiros.
Estão previstas provas para várias distâncias: 20, 10, 5, 3,8, 1,9 e 1 quilómetros. Há ainda corridas para os miúdos, entre 200 e 400 metros. Caso se queira inscrever, aconselhamos que seja rápido: três dos percursos mais longos já esgotaram o número de participantes. Pode descobrir todos os desafios no site oficial da Swim GP.
As competições mais extensas terminam em Cascais, tendo pontos de partida entre Oeiras e Lisboa. No dia 21, ocorrem as travessias a partir de Lisboa (20 quilómetros), começando nas Docas de Belém às 9h05, e desde Oeiras (10 quilómetros), a partir da Praia da Torre, que arranca às oito horas. Ainda há vagas para inscrições nesta corrida. Também ocorrem neste dia as corridas infantis, que começam às 15 horas na Praia dos Pescadores, na Baía de Cascais.
No dia 22, todas as provas são exclusivamente no concelho de Cascais. A mais exigente, com cinco quilómetros, começa às 9h15 na Praia de São Pedro. Para os atletas que estejam a treinar para o IRONMAN em outubro, o percurso de 3,8 quilómetros é bastante semelhante, começando às oito horas na Praia dos Pescadores. Ainda estão abertas as inscrições para as corridas de 1 e 1,9 quilómetros.
O conceito foi criado em 2012 por Jorge Paulo Pereira, juntamente com Miguel Arrobas e Pedro Brandão. Na altura, era designado por Swim Challenge Cascais. O projeto foi crescendo em dimensão com as edições seguintes e estreia-se este ano com a nova marca Swim Grand Prix, com diversos desafios e dirigido a um público mais internacional. O objetivo destas iniciativas é sensibilizar as pessoas para adotarem vidas mais saudáveis em contacto com a natureza, promover a sustentabilidade ambiental e ajudar na preservação da vida marinha.