Numa altura em que a palavra de ordem continua a ser poupar, as receitas com enlatados podem ser grandes aliadas. Dependendo dos ingredientes que escolhe, com apenas uma lata pode fazer uma refeição para a família inteira. Sandra Nereu, autora do blogue “Panelinha de Sabores”, traz-nos esta opção saudável, “crocante” e “económica”. Trata-se de uns medalhões de atum que tanto podem ser acompanhados por legumes cozidos ou arroz.
Criadas durante a Revolução Francesa, as conservas de peixe foram preciosas para alimentar exércitos durante várias décadas. Porém, rapidamente se tornaram indispensáveis à alimentação do resto da população. A indústria conserveira chegou a Portugal na segunda metade do século XIX e em pouco tempo as fábricas cresceram exponencialmente e empregaram milhares de pessoas.
Atualmente, o cenário é bem diferente. Com apenas 20 unidades de produção em funcionamento, que trabalha essencialmente para a exportação em grande escala, o setor aposta sobretudo na modernização e inovação, com a conquista de novos consumidores e mercados mais exigentes. No entanto, continua a ser um dos peixes mais procurados e entende-se por quê.
O atum tem inúmeros benefícios para a saúde e, em conserva, é um autêntico salva refeições. Destaca-se pelo teor em ácidos gordos monoinsaturados, ferro, fósforo, potássio e vitamina D. “Em 100 gramas de atum, apresenta 166 calorias, sendo que, na mesma quantidade, tem 28,4 gramas de proteína e apenas 5,8 gramas de gordura”, enumera a nutricionista Lillian Barros. “É uma boa opção para uma refeição pós-treino devido ao elevado teor de proteína”.
A receita destes medalhões de atum também inclui ovo, iogurte natural, queijo e salsa— ou seja, é uma proposta super proteica e baixa em calorias.
Do que precisa
— 300 gramas de atum ao natural
— 1 ovo
— 60 gramas de iogurte natural
— 60 gramas de queijo ralado
— salsa picada q.b.
— pão ralado q.b. (ou farinha de mandioca, de amêndoa ou bolachas de arroz picadas)
— 1 colher de sopa de azeite para untar a frigideira (ou folha de papel vegetal se fizer na airfryer ou no forno)
Como se faz
Numa tigela misture o atum, o ovo, o iogurte, o queijo ralado e a salsa. Deve formar uma espécie de pasta. Divida a massa em 8 medalhões e passe-os por pão ralado. Leve ao lume uma frigideira larga untada com o azeite. Quando quente, doure os medalhões em ambos os lados em lume médio. Se preferir pode levar à airfryer a 180 graus, por 10 minutos.
Se é fã de atum, carregue na galeria para conhecer algumas receitas fáceis de preparar com atum em conserva.