fit

Os muffins de beterraba e chocolate perfeitos para lanches saudáveis

Levam seis ingredientes e preparam-se na air fryer, em menos de uma hora. Vão fazer sucesso entre os miúdos.
A receita vai surpreender.

Alguns dos primeiros registos relacionados com muffins surgiram no Reino Unido, entre os séculos X e XI. Nessa altura eram vistos como um pão, em vez de bolo (não fosse o seu nome derivar da palavra francesa moufflet, usada para descrever pão macio).

Começaram por ser vendidos de porta em porta, num tempo em que poucas casas tinham comodidades que permitissem confecioná-los, o que até serviu de inspiração à origem da tradicional cantiga infantil britânica “The Muffin Man” (de 1820).

Por cá, são mais conhecidos como queques. Há mil e uma maneiras de serem preparados e algumas vantagens: podemos escolher não só os sabores que mais apreciamos como optar por ingredientes mais saudáveis.

A versão de Rita Wessling (Frau Glória nas redes sociais), por exemplo, leva seis ingredientes — e nenhum deles é açúcar. Estes muffins são o snack perfeito para levar para o trabalho ou para o lanche dos miúdos. Destacam-se pela combinação da beterraba (que confere uma cor vibrante e um toque de originalidade) com o chocolate (que adiciona um toque doce).

Do que precisa

— 2 beterrabas pequenas
— sumo de meio limão
— 2 ovos
— 50 mililitros de óleo de coco
— 1 banana
— 125 gramas de farinha de arroz
— pitada de sal
— 50 gramas de chocolate com 70 por cento cacau

Como se faz

Comece por assar a beterraba na air fryer, a 200 graus, por 30 minutos. Triture com o sumo de limão até obter um puré liso. A seguir, adicione os ovos, o óleo de coco e a banana. Por fim, junte os ingredientes secos e envolva bem. Divida o preparado por formas de silicone (untadas com um pouco de óleo de coco) e leve novamente à air fryer, a 180 graus, durante 15 minutos. Derreta o chocolate no microondas. Quando os muffins arrefecerem, cubra com o chocolate a gosto.

Se preferir bolos, carregue na galeria para descobrir nove receitas, todas com ingredientes mais saudáveis que nas versões originais.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA