fit

Os pirilampos chegaram e vai poder encontrá-los nesta caminhada a 20 minutos de Cascais

Começou a época ideal para observar os pequenos insetos luminosos. É esse o objetivo deste evento em Sintra, marcado para 2 de maio.
Marque na agenda.

O arranque do verão é sempre entusiasmante: dias longos, temperaturas altas e, talvez menos esperado mas não menos excitante, a presença de pirilampos. Esta é a altura ideal para apreciar o espetáculo luminoso criado pelos pequenos insetos.

O fenómeno acontece normalmente durante o período de acasalamento, devido à presença de uma enzima, a luciferase, que reage quando contacta com o oxigénio, criando um efeito luminoso. O único problema é que não é possível vê-lo em zonas de muita poluição luminosa, como as grandes cidades. O ideal é procurá-los numa serra ou floresta, longe da confusão.

Sintra, Mafra e Gerês são alguns dos locais em Portugal onde se avistam bem estes insetos. Pode vê-los num passeio casual com a família ou, se preferir não falhar o local, pode sempre escolher fazê-lo com quem conhece os melhores sítios.

É o caso da Green Trekker, por exemplo, que está a organizar uma caminhada para dia 2 de maio, na serra de Sintra. Segundo a organização, se as condições meteorológicas para a data estiverem apropriadas, não vão faltar luzes a piscar entre as árvores.

Para quem quiser participar, o ponto de encontro é na Peninha, local onde encontra uma vista fantástica sobre a costa e o Guincho, às 20h30. O grupo segue em direção à capela abandonada de São Saturnino e, depois, desce pelo interior do Bosque do Silêncio, até uma estrada ladeada de imponentes espécies de árvores. A partir dali, o caminho faz-se até ao Adro Nunes, tentando sempre avistar os pirilampos. É nesta fase que as lanternas vão ter que estar desligadas.

No total, o percurso será de cinco quilómetros, feitos em cerca de três horas, ou seja, deverá terminar pelas 23 horas. Para a caminhada, não se esqueça de levar roupa e calçado apropriados, água e um lanche.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas online. O preço é de 10€ por pessoa. Para este percurso, o limite mínimo de idade é 10 anos.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA