Sonhos, azevias, bolo-rei, muito são os doces que compõem as mesas de Natal portuguesas. Têm tanto de tradicionais, como de difíceis de resistir. E com tantos eventos natalícios e convívios ao longo do mês, fica difícil manter uma alimentação saudável. Esta época pode mesmo ser um desafio para quem adora estas sobremesas, mas não quer abusar das calorias.
O segredo não está em deixar de prová-las, mas sim em fazer escolhas mais conscientes como, por exemplo, mudar alguns processos de confeção ou substituir certos ingredientes. Entre todas as delícias da época, as rabanadas são presença obrigatória no menu das festas e, para muitos, a escolha de eleição.
Conta a história que as primeiras rabanadas surgiram no século XV, numa altura em que as fatias de pão endurecido começaram a ser reaproveitadas e transformadas num doce. Nos dias de hoje, existem muitas variações da receita, que muda consoante a região do País. Não só os ingredientes são diferentes, como o modo de preparação também varia, de acordo com o resultado pretendido.
Se já se sente culpado, sem sequer termos chegado ao Natal, anime-se, porque não vai precisar de abdicar das rabanadas este ano. Com a dica da nutricionista cascalense Diana Dinis, basta trocar o óleo pelo forno, e preparar-se para experimentar uma versão mais saudável e com o mesmo sabor. Outra das dicas é não passar as fatias por açúcar no final.
Conheça melhor o trabalho da nutricionista através da página de Instagram e, se quiser, agende uma consulta online.
Do que precisa
— 4 fatias de pão (aproximadamente 30 gramas cada uma)
— 1 ovo
— 1 clara
— 150 ml de leite
— Canela em pó q.b.
Como se faz
Bata o ovo (com a clara) numa tigela. De seguida, coloque o ovo e o leite em taças separadas, lado a lado. Passe as fatias de pão primeiro pelo leite e depois pelo ovo, garantindo que ficam bem embebidas. Forre um tabuleiro com papel vegetal e disponha as fatias de pão, polvilhando-as com canela. Leve ao forno a 180ºC durante 15 minutos, até que fiquem douradas e crocantes.
Enquanto não chega o Natal, carregue na galeria e veja a lista de alimentos que pode preparar ao fim de semana, ou no dia de folga, para tornar a rotina diária de preparação das refeições mais rápida.