fit

Praticar desporto de Lisboa a Cascais: vem aí uma manhã sem carros na Marginal

A iniciativa decorre no dia 6 de abril, entre as 10 e as 13 horas, num percurso de vários quilómetros onde pode andar, correr ou pedalar.
Toca a mexer.

Se costuma utilizar a Avenida Marginal para se deslocar entre Cascais e Lisboa tenha atenção: na manhã do dia 6 de abril, sábado, o trânsito vai estar cortado aos carros e outros veículos a motor, nos dois sentidos, para assinalar o Dia Mundial da Atividade Física. A estrada estará totalmente reservada para peões, ciclistas e utilizadores de trotinete, patins ou skate.

Pela primeira vez, a iniciativa de fechar a Marginal para incentivar a prática desportiva será transversal aos três municípios que atravessa, de Cascais a Lisboa, passando por Oeiras, no mesmo dia. 

O evento tem início junto aos semáforos da Parede (Cascais). Daí segue-se um percurso de 15 quilómetros, que passa Oeiras (todo o troço da Marginal do concelho está reservado para o evento) e termina em Alcântara (Lisboa).

Esta é uma experiência-piloto realizada pelas três câmaras municipais, para incentivar a prática de exercício físico ao ar livre e promover a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar da população. Seja a andar, a correr ou a pedalar, o importante é participar. 

Ao longo do percurso, as pessoas são convidadas a experimentar diferentes atividades que se estendem pelos quilómetros à beira-mar. Vão estar presentes, em diferentes pontos do caminho, jogos tradicionais e demonstrações de modalidades desportivas, entre escalada, aulas de grupo, circuitos de treino físico e de obstáculos, pista de skills, mini ténis, insufláveis e muito mais.

O Dia Mundial da Atividade Física foi criado pela Organização Mundial de Saúde e hoje celebra-se em mais de 120 países. O objetivo é sensibilizar a população para os riscos do sedentarismo, uma vez que a inatividade física é considerada o quarto principal fator de risco de morte no mundo. A OMS recomenda que os adultos façam, no mínimo, 30 minutos de exercício físico por dia.

O evento vai decorrer entre as 10 e as 13 horas de dia 6 de abril, mas o trânsito estará cortado logo a partir das 9 horas e só será retomado depois das 14 horas. No dia anterior, 5 de abril, a Faculdade de Motricidade Humana vai receber duas conferências dedicadas à atividade física, no âmbito desta iniciativa, com programa a divulgar em breve.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA