fit

Praticar ioga gratuitamente e ao ar livre. Esta semana pode fazê-lo em 4 espaços do concelho

As aulas são realizadas entre Cascais, Monte Estoril e São Pedro do Estoril. Tome nota dos locais e horários.
Há várias iniciativas dedicadas à modalidade.

O Dia Internacional do Ioga celebra-se, anualmente, a 21 de junho. A data foi oficializada pela ONU, em 2014, com o objetivo de divulgar os benefícios associados a esta pratica milenar que pretende trabalhar e equilibrar o corpo e a mente. 

O ioga é, hoje, uma modalidade associada à promoção de um estilo de vida saudável, com exercícios que combinam técnicas de postura, respiração e meditação, que ajudam à sensação de bem-estar, ajudando a reduzir a ansiedade e contrariar o stress, entre outras habilidades. Para celebrar a ocasião, esta sexta-feira, a União das Freguesias de Carcavelos e Parede criou um programa especial com 108 saudações ao sol. Entre as 18h30 e as 20 horas, será realizada uma aula aberta e gratuita, junto ao Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, em São Pedro do Estoril.

À semelhança de anos anteriores, a iniciativa pretende reunir os praticantes de ioga do concelho de Cascais (e quem queira participar) numa aula acessível a todos. Será guiada por diferentes instrutores: Carlos Ortega Montoya, Claudia Laia Sequeira, Thany Prates, Tiago Botelho e Vânia Montinho. A organização aconselha a cada pessoa levar o seu próprio tapete de fitness. Para mais informações pode enviar email para layayogadance@nullgmail.com ou sangha.yoga.carcavelos@nullgmail.com.

Já no sábado, 22 de junho, poderá começar a praticar ioga logo de manhã. Entre as 9 e as 10 horas, será realizada uma aula na Praia das Moitas, no Monte Estoril, pelo Centro do Yoga Cascais. A atividade gratuita está inserida na programa Cascais Ativo, criado pelo Município de Cascais. Não é necessária inscrição. 

No mesmo dia, da parte da tarde, o cenário para praticar ioga será a Quinta do Pisão, em Cascais. A aula será realizada entre as 18h30 e as 20 horas. “O principal objetivo é levar ao autoconhecimento, através da observação do corpo e de elementos mais subtis, como a respiração, os sentidos, os pensamentos e as emoções”, refere a Cascais Ambiente.

A aula, direcionada a maiores de 16 anos, é totalmente gratuita e será guiada por Adriana Pedroso. “Conecte-se com a natureza ao fim da tarde”, convida. Os participantes deverão levar roupa confortável e tapete ou colchão de ioga. As inscrição são feitas através do email atividadesnatureza@nullcascaisambiente.pt e, para mais informações, pode contactar também o número 215 811 750. 

Para terminar o fim de semana, poderá ainda fazer parte do grupo de praticantes de ioga que se vai reunir no Parque Marechal Carmona, em Cascais, entre as  10 e as 11 horas. A aula gratuita, promovida pelo Centro do Yoga Cascais, também faz parte da programação de junho da iniciativa Cascais Ativo. Não é necessária inscrição.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA