fit

Saiba onde e quando pode doar sangue no concelho de Cascais

A iniciativa da autarquia, em parceria com o Instituto Português do Sangue e Transplantação, conta com cerca de 50 sessões.
"Todos não somos demais" é um lema da iniciativa.

No contexto do projeto Saúde e Solidariedade, a Câmara Municipal de Cascais desenvolve todos os anos a iniciativa Dádivas de Sangue. A atividade, em parceria com o Instituto Português do Sangue e Transplantação, conta com cerca de 50 sessões de recolha anuais em todo o concelho. Todos os espaços vão ter o apoio de jovens voluntários do Programa Municipal de Voluntariado Jovem. 

Os dadores têm de ter mais de 18 anos — e não mais de 60, se for a primeira dádiva — pesar no mínimo 50 quilos e ter hábitos de vida saudável. Os requisitos serão confirmados numa triagem clínica, que terá lugar antes da colheita. Não é necessário uma marcação prévia, basta aparecer nas datas e locais disponibilizados pela autarquia.

Quando chegar ao espaço, terá de fazer uma pré-inscrição. Assim que for chamado, terá a consulta de triagem onde poderá esclarecer qualquer dúvida que tenha com o médico. De seguida, o Instituto Português de Sangue e Transplantação recolherá a sua dádiva em cerca de 30 minutos. No final do procedimento será encaminhado para um espaço onde poderá descansar e lanchar.

Haverá dois espaços principais para recolha de sangue. O Espaço do Dador, Armazém C3 terá recolhas de manhã, das 9 às 13 horas, a 18 de janeiro, 15 de fevereiro e 21 de março.  Já as do período da tarde, entre as 15 e as 19 horas, vão ser a 27 de janeiro, 24 de fevereiro e 11 e 30 de março. As restantes datas serão no Edifício Ideia Outeiro Polima. Neste local, as recolhas serão a 11 de janeiro, a 22 de fevereiro e a 11 de março, sempre das 15 às 19 horas.

A 27 de março, Dia Nacional do Dador, haverá uma campanha de recolha de sangue especial nos Jardins do Casino Estoril. O objetivo é sensibilizar a população para a importância desta iniciativa, através do lema “A dádiva parte de cada um de nós”. Como é hábito, vão estar presentes profissionais de saúde para esclarecer o procedimento. Se quiser tirar dúvidas antes de ir, pode consultar a secção “Posso dar sangue?”, disponível no site do SNS24.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA