fit

Tiago treina 14 horas por semana para se tornar um IRONMAN aos 25 anos

O personal trainer inscreveu-se no desafio no início do ano com um objetivo: completar a prova em 12 horas.
Tiago é triatleta amador.

“Quero perceber o que sou capaz de fazer e conhecer melhor o meu corpo.” Tiago Santos, de 25 anos, pratica triatlo e inscreveu-se no IRONMAN Cascais, que se realiza a 19 de outubro. A prova tem 226 quilómetros, com natação, corrida e ciclismo e é destinada apenas aos atletas com maior resistência.

“O processo de decisão para a inscrição demorou bastante porque eu sabia que as horas de treino iam afetar o tempo com as pessoas que me são próximas. Discuti sobre isso e todos me apoiaram”, contou o personal trainer natural de Cascais. Em janeiro de 2024 decidiu avançar e marcar o seu lugar nesta que é uma competição com um nível de exigência extremo. 

A ideia de participar surgiu após completar o Triton World Series, em maio de 2023, que decorreu no Parque das Nações. Foi o primeiro da sua vida e incluiu uma distância olímpica de 1200 metros a nadar, 45 quilómetros de bicicleta e 10,5 quilómetros de corrida. Em outubro do mesmo ano participou numa maratona e percebeu que o próximo desafio lógico só podia ser o IRONMAN. 

“Quando me inscrevi nestas duas tinha noção que não era capaz de as fazer naquele momento. Tive de treinar muito e desafiar-me a ficar capaz fisicamente.” Apesar de já saber nadar e andar de bicicleta, Tiago admite que teve de reaprender todas as técnicas para o fazer de forma mais profissional. “Foi um enorme desafio, mas percebi que o que me limitava era a minha mente. Meti na cabeça que o queria fazer, dei tudo e consegui.”

Desde miúdo sempre praticou diversos desportos, como futebol, karaté, hóquei, natação, corrida e ginásio. O gosto pelo triatlo surgiu há cerca de dois anos. “Seguia muitos atletas e profissionais da modalidade e adorava ver o conteúdo. Além do desafio enorme que é, queria mostrar este desporto em Portugal e arranjei forma de o fazer através do Instagram.” 

Com um curso em fotografia e vídeo e uma paixão pelo audiovisual, o jovem decidiu começar a partilhar as suas rotinas de treinos na rede social para dar a conhecer ao público português. “Via excelentes conteúdos feitos no exterior e não havia nada em Portugal. Percebi que era possível fazê-lo com qualidade e decidi começar.”

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por 𝙏𝙄𝘼𝙂𝙊 𝙎𝘼𝙉𝙏𝙊𝙎 / 𝙁𝙄𝙏𝙉𝙀𝙎𝙎 (@pttiagosantos)

A escolha pela área de formação foi algo que ele considera lógico. “Tirei uma pós-graduação no Holmes Place Academy como Técnico Especialista em Exercício Físico.” Desde 2021 que é personal trainer e, neste momento, dá aulas num estúdio privado em Alfragide e faz acompanhamentos online. 

Relativamente ao IRONMAN Cascais, o principal objetivo é chegar ao final, mas Tiago admite que gostava de acabar em 12 horas. “Se não acontecer não fico desiludido, mas com o passar do tempo criei esta meta e agora gostava muito de a cumprir.”

Numa fase em que já decorreram vários meses de preparação, a motivação já não está aos mesmos níveis do início. “A disciplina é o que me faz continuar a treinar. Às vezes não me apetece, mas penso que ninguém o vai fazer por mim, por isso vou.”

Treino e alimentação 

Tiago tem um treinador que lhe prepara todos os treinos e um nutricionista para o ajudar com as refeições. Atualmente, treina cerca de 14 horas por semana e, à medida que a data se aproxima, este tempo vai aumentar. “Acordo às sete horas e dou aulas durante toda a manhã. Quando surge algum furo, aproveito para ir nadar ou andar de bicicleta.”

Tem duas sessões diárias, todos os dias da semana, com uma duração que varia consoante o que o instrutor lhe enviar. “80 a 90 por cento das sessões é definido um limite temporal e de batimentos cardíacos. Há alguns que são específicos, como os sprints e séries.” A natação é dividida entre piscina e mar para se conseguir habituar ao ritmo e ambiente da prova. Ao fim de semana faz circuitos mais longos, com até quatro horas e meia de duração. 

No intervalo de tempo até outubro, vai participar ainda no Triatlo de Torres Novas, a 1 de setembro, e no Triatlo de Sines, dia 29 de setembro, competições que vai utilizar como uma forma de se preparar. 

As refeições são pensadas para incluir bastantes calorias. De amanhã nem sempre consegue tomar o pequeno-almoço, mas quando acontece come duas torradas com ovos mexidos para começar com bons níveis de proteína. O almoço e jantar costumam incidir sobre arroz, batata cozida, salmão, carne picada e frango, assim como o lanche. Tiago não descura nesta pequena refeição a meio da tarde porque é essencial para conseguir manter o peso corporal. A tudo isto acrescenta creatina como suplemento. 

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA