Sabia que desde 2008 foram retiradas mais de 14 toneladas de lixo do fundo do mar, por mais de 1.800 voluntários no concelho de Cascais? O município tem vindo a realizar, regularmente, ações de limpeza, tanto do mar como do litoral, de forma a promover políticas de sustentabilidade, com vista à redução do lixo marinho.
Para este sábado, 22 de junho, está marcada mais uma iniciativa, aberta a todos aqueles que queiram participar. A 15.ª edição do Clean Up the Atlantic, vai acontecer entre as 9 e as 13 horas, na Baía de Cascais.
O objetivo da iniciativa é sensibilizar a população para o problema da poluição marítima, com principal foco no lixo marinho e o seu impacto na biodiversidade local. “Sabemos que cada vez mais, é importante repensar hábitos de consumo de modo a reduzir os resíduos que todos fazemos”, refere a Cascais Ambiente, reforçando a importância da sensibilização da população para o tema.
Se tem experiência em mergulho poderá inscrever-se na limpeza subaquática na Baía de Cascais. Já os participantes que não dominam esta área, vão poder colaborar na limpeza terrestre, com incidência na orla costeira, entre o Mexilhoeiro e o Farol de Santa Marta. “Contribua para um ambiente mais sustentável e limpo”, desfia o município.
A atividade é gratuita e, se ficou interessado em participar, pode inscrever-se online. Poderá, também, levar os miúdos, de forma a dar a conhecer-lhes esta problemática, tornando-a uma atividade lúdica, mas também pedagógica, para fazer em família ao fim de semana.
