na cidade

A quinta ideal para quem gosta de fazer escapadinhas em grupos grandes (a 1 hora de Cascais)

Situada em plena Serra da Arrábida, com uma vista incrível para o rio Sado, Villa Casal Assis acomoda até dez hóspedes.
Uma vista memorável.

Seja num aniversário, numa outra data especial, ou só pela vontade de juntar as pessoas de que mais gosta num fim de semana prolongado fora de casa, nem sempre é fácil encontrar um espaço que agrade a todos. Alguns são demasiado longe e perde-se muito tempo em viagem, outros não acomodam grupos grandes com conforto e espaço suficientes para todos estarem à vontade. No entanto, encontrámos um destino que reúne as condições necessárias e fica apenas a uma hora de Cascais.

Em pleno Parque Natural da Arrábida, bem perto do Castelo de São Filipe em Setúbal (fica a cerca de cinco minutos a pé), destaca-se uma casa amarela, no meio do verde envolvente. Chama-se Villa Casal Assis e prepare-se, pois vai ficar hipnotizado pela paisagem incrível que a casa tem. Aliás, vai certamente querer registar a vista deslumbrante sobre o estuário do Sado e a baía de Setúbal e Tróia.

Ao chegar, vai sentir, desde logo, que o stress da rotina ficou para trás, envolvido num ambiente de natureza a tranquilidade que esta antiga quinta de família proporciona. A propriedade, que foi transformada em alojamento local e aberta ao público em maio de 2022, pertence à família de Maria José Hilion há várias décadas. Há dois anos, abriu, pela primeira vez, ao turismo, uma vontade que já tinham os seus pais. 

Depois de uma vida inteira dedicada à medicina, Maria José, de 67 anos, reformou-se em 2018 por vontade própria. “Foi aí que comecei a pensar melhor sobre esta propriedade. Os meus pais reconstruíram-na em 1990 precisamente a pensar na sua utilização turística, mas isso acabou por nunca acontecer”, conta a proprietária. 

“Sempre foi a casa de família e íamos muitas vezes lá quando éramos miúdos, fazíamos reuniões, comemorávamos aniversários e chegámos a celebrar casamentos e batizados. Foi sempre um local dedicado ao nosso núcleo familiar e pensei que podia dinamizar o espaço de outra forma quando fiquei mais livre da minha profissão”, revela.

Uma vista deslumbrante.

Já reformada, Maria José decidiu pôr mãos à obra e transformá-la, então, num alojamento local. Como tinha sido reconstruída, três décadas antes, para esse efeito, a quinta de dois hectares tinha já algumas características adaptadas à nova função. A decoração simples e rústica, os azulejos nas paredes e os móveis antigos fazem parte do charme e foram mantidos nesta sua nova vida. 

A Villa Casal Assis tem cinco quartos (seis camas), cada um com uma casa de banho privativa e vista para a baía. Ao todo, dispõe de oito casas de banho, um escritório privado, sala de estar e um salão com cerca de 80 metros quadrados que serve como sala de jantar, com uma enorme mesa ao centro onde se podem sentar até dez pessoas. A cozinha está totalmente equipada e tem ainda uma agradável zona lounge com mesa de jantar exterior, que convida a aproveitar as refeições ao ar livre.

O exterior, aliás, tem um ótimo espaço para conviver e relaxar. Pode até encontrar duas camas de baloiço e um banco de jardim e passear pela zona envolvente da quinta já que é privada e cercada, “o passeio dos limões”, como lhe chama a proprietária. Isto porque a quinta está repleta de árvores de fruto, como amendoeiras e figueiras, convidando os hóspedes a passearem pelo terreno e apreciarem a incrível paisagem. 

Segundo Maria José Hilion, um dos grandes pontos fortes do local é poder “acordar e ouvir os passarinhos a cantar”. “É um privilégio estar a descansar naquela casa e usufruir da quinta, do ar livre e da paisagem linda sobre o rio Sado. É uma casa magnífica que está em contacto com a natureza”, destaca. E o melhor é que pode também aproveitar o alojamento fora dos meses de verão, já que a casa tem lareira e será um ótimo refúgio nos meses frios. 

A Villa Casal Assis é alugada por inteiro e pode acomodar até dez hóspedes. Os preços começam nos 410€ por noite (com um mínimo de quatro noites) e as reservas podem ser feitas no Airbnb.

Carregue na galeria para ficar a conhecer melhor esta propriedade na Serra da Arrábida.

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA