na cidade

A super competição da Porsche chega ao Circuito Estoril este fim de semana

A primeira corrida da Porsche Sprint Challenge Ibérica arranca este sábado, 13 de abril, com “animação para o dia todo”.
Para os fãs de provas automóveis.

Competitividade e animação. São estas as palavras-chave da primeira prova do ano da Porsche Sprint Challenge Ibérica (PSCI), que arranca já este fim de semana, de 13 a 14 de abril, no Circuito Estoril. A super competição, que foi reconhecida oficialmente pela Porsche Motosport em 2023, já conquistou um lugar de referências nas corridas de velocidade em circuitos na Península Ibérica, afirmando-se como a número um das competições de veículos GT.

“Espera-se um fim de semana de grande competitividade e muita animação. Estamos a ter uma grande adesão do público, que está ansioso por assistir a esta primeira prova”, adianta José Monroy, manager da  P21 Motorsport, empresa que organiza o evento.

Para esta primeira prova estão inscritos 24 carros, com pilotos de diferentes nacionalidades. De Espanha, por exemplo, chegam Daniel Garcia Balboa, Jorge Ramirez e Pedro Silvero Castilla. O Brasil, a Venezuela, a Colômbia e a Alemanha também vão marcar presença na Porsche Spring Challenge Ibérica.

Alexandre Fonseca, Rui Miritta, Luís Aguiar, Tiago Madeira e Nuno Mousinho são alguns dos nomes que vão representar Portugal na corrida. A jovem de 17 anos Francisca Queiroz, que foi a primeira mulher a competir na Porsche Sprint Challenge, também está de volta ao Estoril para tentar conquistar o troféu daquela que já se tornou “a melhor, mais empolgante, em termos competitivos, e charmosa competição de velocidade nas pintas da Península Ibérica”.

Para a vencedora da época de 2023, esta foi “uma experiência acima das expetativas”. “A rapidez dos meus adversários e o fair-play que sempre marcou todas as corridas, creio que também é algo que deva salientar e dar-lhes os parabéns por isso mesmo. Por fim, o facto de estarmos inseridos no Racing Weekend, fez sobressair ainda mais toda a competição. A forte adesão do público foi algo marcante e penso que poucos pilotos em Portugal tenham sentido essa paixão pelo “ desporto automóvel como nós na PSCI sentimos”, disse a jovem piloto.

A grande novidade deste ano, além da pista de Barcelona, é a entrada do modelo 992, um dos mais recentes. Tanto os Porsche 992 como os 911 GT3 — um ícone do desporto automóvel — são verdadeiras máquinas de corridas, que podem chegar aos 100 quilómetros por hora em apenas quatro segundos.

Além das corridas, o Porsche Spring Challenge Ibérica vai oferecer uma série de atividade para “apelar ao público”. Entre as provas, por exemplo, vão abrir as pit lanes para dar possibilidade aos visitantes de observar de perto as garagens onde os mecânicos estão a preparar os últimos detalhes.

“É uma forma de terem mais contacto com os pilotos, trocarem conversas. Há também experiências com viaturas de outros carros de estrada que vão estar a fazer exercícios”, explica. No fundo, “há ocupação para o dia todo”. 

O responsável destaca ainda a aplicação que vai estar disponível para o público, onde poderão seguir todas as corridas e informações relativamente às provas. Para quem não conseguir ver ao vivo, pode sempre acompanhar a corrida em direto, através da livestream no YouTube. “Está tudo muito entusiasmado para colocar em prática a Cascais Racing Weekend”, conclui.

Depois do Circuito Estoril, a competição prossegue para o Autódromo Internacional do Algarve (7 e 8 de junho), Motorland, em Alcañiz (27 e 28 de julho), Valencia (14 e 15 de junho), Jerez (5 e 6 de outubro) e Barcelona (9 e 10 de novembro).

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA