O governo deverá avaliar a implementação de uma via rápida para transportes públicos na A5, após a aprovação de uma proposta do Partido Pessoas-Animal-Natureza (PAN) na votação do Orçamento do Estado para 2025, realizada esta quarta-feira, 27 de novembro.
A proposta recebeu votos contra das bancadas do Chega, PCP e IL, além de abstenções por parte do PSD e CDS-PP. O documento do PAN submetido a votação aponta que “o governo levará a cabo os estudos e diligências necessárias à criação de uma via rápida destinada a transportes coletivos sobre a A5, em colaboração com a empresa concessionária desta autoestrada, Infraestruturas de Portugal, S.A., e com os municípios de Cascais, Oeiras e Lisboa”.
O partido sublinhou ainda que “a criação desta via rápida já conta com o consenso” entre os referidos municípios há vários anos, e já foram analisadas anteriormente várias soluções.
“Existe inclusivamente um estudo encomendado pelo município de Cascais à consultora em sistemas de transporte TIS, que analisou três soluções possíveis: uma linha Bus Rapid Transit entre Cascais e Lisboa, pela A5, que terminaria no terminal de transportes de Sete Rios; uma linha pela A5, CRIL e Segunda Circular, que terminaria na Gare do Oriente; ou uma linha de train-tram para converter a Linha de Cascais num sistema ferroviário ligeiro, mais próximo de um metro”, acrescenta o PAN.