Os filhos de Ana Moura foram a verdadeira inspiração para o início de um novo projeto. Tudo começou há cerca de nove anos, com o nascimento da primeira filha. “Nessa altura, contratava animadores para virem a casa, mas rapidamente me apercebi que a oferta era sempre igual: com as mesmas atividades em casa para as festas”, começa por contar a cascalense, de 35 anos.
“A verdade é que, em Cascais, temos uma enorme oferta de natureza e parques e não havia nada para as festas de aniversário de miúdos que fossem didáticas e criativas, ou noutro lugar que não fosse em casa“. Por isso, Ana colocou mãos à obra e começou a encarregar-se das festas de aniversários dos três filhos, de nove, sete e três anos.
Juntamente com o marido, o projeto começou a ganhar vida. “Os pais dos amigos dos nossos filhos, que vinham às festas, ficavam encantados com estas opções, por isso começamos a planear as suas festas. Foi um processo muito orgânico”.
Depois de vários anos, Ana descobriu o gosto pela organização de festas de aniversário e pensou: “porque não levar o conceito a mais pessoas?”. Apesar de não ter imaginado que a ideia poderia dar origem a um negócio, em agosto nasceu o Gaya Kids Parties.

“O que queremos é fomentar o espírito de equipa, a criatividade e imaginação dos miúdos. São esses detalhes que nos diferenciam e é fundamental que consigam resolver um problema e pedir ajuda à equipa para o resolver. Na escola, eles já aprendem muitas coisas e factos interessantes, mas sinto que falta esta abordagem criativa“.
O que distingue estas festas é que todas são personalizadas às necessidades de cada miúdo, bem como os seus interesses. “Começamos sempre com uma conversa com os pais, para entender o estilo de vida da criança, os tipos de amigos e os interesses, que nestas idades mudam constantemente”. Por norma, tudo isto ajuda a definir um tema geral, que pode ir desde princesas ou dinossauros, até super-heróis.
Depois desse passo estar concluído, a Gaya Kids Parties monta uma proposta personalizada. É escolhido ainda um parque que fique perto da casa dos clientes, ou que faça sentido para aquela atividade.
O foco está em quatro atividades chave, sendo que o objetivo muda conforme os temas. As atividades duram até duas horas e os miúdos são sempre divididos por várias equipas, sendo que todas elas saem vencedoras. Pode optar pela caça ao tesouro, onde todos seguem as pistas até encontrar o prémio final. “Aqui, cada pista terá de ser desbloqueada por um desafio”.
Caso tenha um filho mais criativo, pode optar pela atividade de construção e criatividade, onde o grupo irá encontrar algumas estações, cada uma com um desafio que desbloqueia materiais, para que, no final, possam construir o produto final. Mas se preferir o mundo da música, a atividade mais indicada passa pelo espetáculo de artes. Aqui, as estações de passagem desbloqueiam skills necessárias para, no fim, apresentar um espetáculo.
Por fim, a quarta atividade é mais desportiva. Neste caso, todos os miúdos têm uma caderneta de atleta que, ao longo do circuito, os desafia a fazer atividades físicas, desde agilidade ou mobilidade. Quando finalizadas, recebem um carimbo. O objetivo é preencher a caderneta e ganhar um prémio.
As festas destinam-se a miúdos entre os cinco e os 12 anos e, apesar do core do projeto estar nas atividades lúdicas, é possível acrescentar um pequeno lanche (8€) ou, até mesmo, um bolo de aniversário, caso seja necessário.
Apesar de ser necessário um orçamento personalizado, o valor mínimo por miúdo é de 15€. Para ter mais informações basta contactar através do email (hello@nullgayakidsparties.com) ou pelo Instagram.
Carregue na galeria para conhecer algumas das festas já organizadas.

LET'S ROCK






