na cidade

Animais do Jardim Zoológico de Lisboa invadem o Paredão de Cascais

A exposição "Ameaçadas pela Ação do Homem" celebra os 140 anos do Zoo. Há também um passatempo a decorrer.
Uma exposição ao ar livre.

O Jardim Zoológico de Lisboa faz 140 anos e as celebrações estendem-se até Cascais. Durante as próximas semanas, diferentes espécies como zebras, gorilas, tartarugas ou pinguins vão fazer do Paredão de Cascais o seu habitat — e dar corpo à exposição “Ameaçadas pela Ação do Homem”.

O objetivo da mostra passa por despertar a consciência pública para a urgência de agir, numa missão de sensibilização da comunidade para a conservação das espécies e dos seus habitats naturais, em particular, e do planeta, no geral.

Composta por 28 painéis de grande formato, a exposição apresenta, em cada um, informação sobre uma determinada espécie que se encontra ameaçada como a zebra de Grevy, o lince ibérico e o grou do Japão. Desta forma, é lançado um alerta sobre os desafios que enfrentam devido à ação humana, como a destruição de habitats, as alterações climáticas e a poluição.

Esta é uma iniciativa desenvolvida pelo Jardim Zoológico de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Cascais. A mostra está presente na zona junto ao túnel que dá acesso ao Parque Palmela.

Para tornar a experiência ainda mais enriquecedora, a mostra inclui visitas guiadas, onde terá a oportunidade de ouvir as histórias por detrás de cada painel fotográfico. As visitas são feitas por educadores do Jardim Zoológico de Lisboa e são totalmente gratuitas. Decorrem entre as 10 horas e as 11h30 nas seguintes datas: 29 de maio, 3, 5, 18, 22 e 26 de junho, 6 e 13 de julho. 

A exposição inclui ainda um passatempo que permite aos visitantes ganhar bilhetes para o Jardim Zoológico de Lisboa. Poderá participar através de um painel interativo com um QR Code, presente no espaço da mostra, onde deverá responder à seguinte questão: “O que cada um de nós pode fazer para contribuir para a conservação das espécies?”. 

“Este concurso incentiva a reflexão sobre como podemos preservar os habitats ameaçados”, revela a organização. “O importante é que deixe a criatividade e consciência ambiental fluírem. Participe, expondo as suas ideias mais inovadoras e impactantes sobre como podemos conservar as maravilhas da vida selvagem”, sublinha. 

As duas respostas mais criativas serão, assim, premiadas com quatro bilhetes para o Zoo, incluindo uma visita guiada exclusiva para a família. Poderá participar até dia 14 de julho. A avaliação será feita por um júri com técnicos da Câmara Municipal de Cascais e do Jardim Zoológico. O nome do vencedor e a resposta serão depois divulgados no site da Ambiente Cascais a 14 de agosto.

Carregue na galeria para conhecer algumas imagens da mostra. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE CASCAIS

AGENDA